terça-feira, 14 de abril de 2009

Três atrações turísticas ficarão fechadas nos 49 anos de Brasília

Adriana Bernardes - Do Correio Braziliense
14/04/2009


GDF Anuncia programação oficial da festa de 49 anos de Brasília

No dia em que Brasília comemorar 49 anos, os visitantes não poderão visitar três dos principais pontos turísticos da cidade. A Catedral Metropolitana e o recém-inaugurado Complexo Cultural da República — composto por Biblioteca e Museu Nacional — estarão fechados.
A igreja não receberá visitantes porque está em reforma. Já o complexo cultural não será aberto ao público por falta de segurança para garantir a preservação do acervo.
A decisão, segundo o secretário de Cultura, Silvestre Gorgulho, é imprescindível para manter a integridade do patrimônio público. “Fizemos várias reuniões. Não temos vigilantes em número suficiente para controlar o acesso dos visitantes. Além disso, centenas de pessoas entram apenas para usar o banheiro. É impossível controlar essa multidão”, afirmou.
Na véspera do aniversário de Brasília, a Biblioteca Nacional será dedetizada e só reabrirá na quarta-feira (22), a partir das 9h.
A expectativa é que a festa preparada pela Empresa Brasiliense de Turismo (Brasiliatur) reúna ao menos 1,2 milhão de pessoas e custe R$ 10 milhões. Na semana passada, ao anunciar a programação oficial, a empresa do governo garantiu que, além dos shows, cavalgada, jogos esportivos e queima de fogos, museus, bibliotecas e pontos turísticos ficariam abertos. Ontem, por meio da assessoria de imprensa, a Brasiliatur informou não ter responsabilidade sobre a administração de monumentos.
A servidora pública Maria Conceição Freitas Ramos, 27 anos, lamentou que os monumentos fiquem fechados. “Turistas que não conhecem perderão uma bela oportunidade. O interior do Museu Nacional é belíssimo. Ficaria frustrada se tivesse viajado a turismo e não pudesse visitar algum ponto importante de qualquer cidade”, comentou.
A Secretaria de Cultura, por meio da diretoria do Museu Nacional, tenta amenizar o transtorno com uma programação alternativa. O gerente do museu, Lamartine Mansur, disse que pretende projetar na cúpula do museu imagens da exposição que reúne obras de artistas latino-americanos expostas no interior.
“Consigo atender 2 mil pessoas por dia. Mais do que isso é impossível. O próprio espaço está doutrinado para receber visita compassadas, não de massa”, disse.

Sem anjos
Dos três monumentos que estarão fechados, a Catedral é a que fará mais falta para o pedreiro Pedro da Costa Júnior, 45. Ele entrou lá uma única vez, há pouco mais de um mês e “muito rapidinho”. Ficou encantado com os anjos que parecem cair do céu. “Meus filhos (Pedro Neto, 7, e Rafael, 4) querem ver a Xuxa. Queria aproveitar e mostrar os anjos pra eles. Não imaginava que pudesse ter um negócio bonito daquele jeito. Mas se está fechado, não tem o que fazer”, disse o homem.
O estudante Silviano Jorge Freitas, 18 anos, considera absurdo manter os monumentos fechados em um dia em que a cidade espera tantos turistas. “Eu ficaria decepcionado e acho que muita gente também vai ficar”, resumiu.
A festa será animada por artistas como Xuxa, a baiana Claudia Leitte, a banda mineira de pop rock Jota Quest, a dupla sertaneja Jorge e Matheus e o grupo de pagode Sorriso Maroto.

MEMORIAL JK
Aberto das 9h às 18h

TEMPLO DA BOA VONTADE
Aberto 24h

IGREJA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (Igrejinha da Asa Sul)
Aberta das 6h30 as 18h30, quando ocorre a última missa

CATETINHO
Aberto das 9h às 17h

ESPAÇO CULTURAL DA 508 SUL
Aberto das 13h às 21h

ESPAÇO CULTURAL LÚCIO COSTA E MUSEU DA CIDADE
Aberto das 9h às 18h

MEMORIAL DOS POVOS INDÍGENAS
Aberto das 10h às 12h e das 13h às 18h

TORRE DE TV
Aberta das 8 às 20h

TEATRO NACIONAL CLÁUDIO SANTORO
A partir das 9h

MUSEU VIVO DA MEMÓRIA CANDANGA
Aberto das 9h às 12h e das 14h ás 17h

FONTE: SECRETARIA DE CULTURA/BRASILIATUR

Um comentário:

  1. Na festa de Brasília, parece ter faltado espaço para os artistas locais.

    João Carlos Corrêa

    ResponderExcluir