Tribuna do Brasil
18/04/2009
A mostra “Rubens e seu Ateliê de Gravura”, com obras do genial artista barroco alemão, vem à cidade pela primeira vez e fica exposta na Galeria Vitrine da Caixa, de 24 de abril a 24 de maio.
A exposição já foi vista por mais de 150 mil pessoas em Fortaleza e no Rio de Janeiro.“Rubens e seu Ateliê de Gravura” tem curadoria de Ursula Blanchebarbe e Pieter Tjabbes. Apresenta 56 gravuras pertencentes ao Museu Siegerland, situado em Siegen (Alemanha), cidade natal do artista.
As peças abrangem todos os âmbitos temáticos da obra de Peter Paul Rubens: a Bíblia, a mitologia greco-romana e a alegoria, bem como o retrato, a paisagem, as séries históricas e a ilustração de livros.
“Uma das intenções declaradas do pintor consistia em tornar acessíveis ao público obras que muitas vezes estavam espalhadas por vários locais e guardadas a portas fechadas. Essa intenção se realizava mediante a transposição das obras para gravuras impressas”, explicam os curadores Ursula Blanchebarbe e Pieter Tjabbes. Peter Paul Rubens (1577-1640) foi um artista barroco por excelência, e ainda em vida cuidou para que sua obra não ficasse restrita a palácios e igrejas.
O artista empregava em seu ateliê jovens e talentosos gravuristas que reproduziam seus quadros, sempre sob sua supervisão.
Exposição “Rubens e seu Ateliê de Gravura”
Caixa Cultural Brasília – Galeria Vitrine
De 24 de abril a 24 de maio de 2009, das 9h às 21h
SBS Quadra 4 Lote 3/4, edifício anexo da Matriz da CAIXA
Classificação etária: Livre
Entrada Gratuita
Fonte : Tribuna do Brasil
Data : 18 de abril de 2009
sábado, 18 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário