Jornal de Brasília
18/04/2009
De passagem pelo Brasil, a companhia venezuelana Teatro Del Contrajuego apresenta um espetáculo singular no Teatro da Caixa: A insólita cozinha de Leonardo Da Vinci.
O espetáculo foi eleito um dos dez melhores do ano de 2007 pelo jornal O Globo e ganhou elogios da implacável crítica teatral Bárbara Heliodora, o terror da categoria. Com direção de Orlando Arocha, a peça tem texto e interpretação Ricardo Nortier, ator brasileiro que há mais de dez anos trabalha com a companhia venezuelana.
Nas sessões de Brasília, A insólita cozinha de Leonardo Da Vinci será apresentado em português. Como o nome sugere, a história se passa em torno do famoso pintor e inventor italiano, também notabilizado por sua grande paixão pela gastronomia. A história dá conta de que, também nesse segmento, Da Vinci se revelava prodigioso.
O personagem principal é Francesco Melzi, discípulo do pintor, que acaba de chegar do enterro do mestre trazendo consigo os apontamentos de uma cozinha ideal e a misteriosa e inseparável arca de Leonardo Da Vinci. Pouco a pouco, Melzi vai revelando as tentativas de Da Vinci de pôr em prática seus fabulosos eventos e seus pratos exóticos.
Irreverência
O tom predominante é o do humor, com todos os temperos da irreverência.Num vaivém entre pintura e gastronomia, o espetáculo praticamente empreende uma viagem ao Renascimento italiano e aos costumes daquela época. No placo, é dramatizada a insatisfação de Leonardo com os maus hábitos contemporâneos e sua busca para mudar a cultura. Tais projetos se concretizaram tanto na descoberta de novas técnicas de pintura quanto na criação de maquetes e máquinas revolucionárias e, em momentos posteriores, também por intermédio da gastronomia.
"A ideia de escrever A insólita cozinha de Leonardo Da Vinci surgiu quando entrei em contato com o quadro Monalisa, no Museu do Louvre, em Paris", conta Ricardo Nortier. "Imediatamente, pensei que deveria realizar um trabalho dramático sobre a vida do pintor. Alguns meses depois, fui presenteado com um livro com supostas receitas de cozinha, que, de acordo com o circulo gastronômico da Itália, poderia ter pertencido ao próprio Leonardo.
O material era tão estranho e divertido que foi o ponto de partida para a criação do texto original". O livro se chama Os cadernos da cozinha por Leonardo Da Vinci e foi lançado no Brasil pela Editora Record há aproximadamente cinco anos. Além de notações sobre culinária atribuídas a Da Vinci, a peça também leva o público a conhecer os utensílios de cozinha que foram, comprovadamente, inventados pelo maior gênio da história mundial.
"Desrespeito carinhoso"
Para a crítica Bárbara Heliodora, o texto de Nortier respeita a inteligência da plateia e elabora, "com saboroso humor, a ideia de que a cozinha seria a grande paixão de Leonardo Da Vinci". E completa: "A intimidade do protagonista, narrada por um discípulo/assistente, tem a fluência de uma rotina diária, e as imitações que Francesco faz de Da Vinci têm todo o normal desrespeito carinhoso do jovem pelo caprichoso mestre. É um prazer para olhos e ouvidos".
A montagem desse espetáculo, em especial no que diz respeito a sua turnê por nosso país, é um projeto de cooperação e intercâmbio cultural entre Brasil e venezuela. Sua estreia ocorreu em 2004, no Ateneo de Caracas. De lá para cá, A insólita cozinha já representou os dois países em importantes festivais internacionais de teatro. Aprovado em 2008 no edital de ocupação dos espaços da Caixa Cultura, o espetáculo já foi encenado no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
Depois de Brasília, segue para Curitiba.
O pintor
Nascido em uma pequena aldeia de Anchiano, localizada nos arredores da cidadezinha de Vinci, na província italiana de Florença, Leonardo Da Vinci (1452-1519) era filho ilegítimo do advogado Piero Da Vinci e de Caterina, uma camponesa. Aos 17 anos, acompanhou seus pais a Florença, centro intelectual e científico da Itália. Logo, o seu talento artístico se revelou, mostrando excepcional habilidade em geometria, música e expressão artística. Pintor, escultor, cientista, arquiteto, engenheiro, entre outros dotes, Leonardo da Vinci foi o talento mais versátil da Itália do Renascimento.
Serviço
A insólita cozinha de Leonardo da Vinci – Montagem do Teatro del Contrajuego. 17 e 18/04, às 20h; 19/04 (domingo), às 19h.
No Teatro da Caixa (SBS quadra 4, lote 3/4, anexo doEdifício-Matriz da Caixa).
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada para estudantes, pessoas com 60 anos ou mais e empregados da Caixa Econômica Federal).
Bilheteria (aberta de 12h às 21h): 3206-6456.
Classificação livre
Da redação do Jornal de Brasília
sábado, 18 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário