terça-feira, 3 de março de 2009

Mostra no CCBB homenageia o cineasta Watson Macedo

Lívia Gomes
Do Correiobraziliense.com.br
03/03/2009

Dercy Gonçalves e Grande Otelo são destaque em A Baronesa Transviada
Uma paródia de Shakespeare feita pela dupla cômica mais famosa das chanchadas tornou-se cena antológica do cinema brasileiro, ainda que da parte relegada a segundo plano desse cinema: Oscarito, como Romeu, declara seu amor a uma Julieta negra com tranças louras, batom e cílios postiços – é Grande Otelo na cena do balcão, no filme Carnaval no Fogo, de Watson Macedo (1919-1981). Da produção, datada de 1949, restam apenas algumas sequências e é por isso que ela não figura na mostra do Centro Cultural Banco do Brasil em homenagem ao cineasta, com a exibição de 14 de suas obras até o próximo dia 15.
Durante sua carreira, Macedo aperfeiçoou as características da chanchada, fórmula que levou aos cinemas a comicidade do teatro de revista e foi repetida à exaustão pelos estúdios nacionais, principalmente devido à rentabilidade gerada pelo sucesso de público garantido até o fim do anos 1950, ainda que não agradasse a crítica. Diretor, produtor, roteirista, montador, cenógrafo e ator, ele começou a trabalhar como servente num estúdio em 1937.
Promovido, passou a realizar testes com candidatos a ator e a colaborar na montagem, direção e cenografia dos filmes. Levado à Atlântida Cinematográfica, participou de várias produções como cenógrafo e montador até estrear na direção em 1945 com o filme Não Adianta Chorar. Mais tarde, tornou-se produtor independente. “Watson Macedo é um cineasta popular e seu diferencial está no cuidado e na habilidade que possuía para desenvolver seu trabalho. O binômio cinema autoral/cinema comercial acaba relegando figuras como Macedo ao esquecimento, mas se trata de um cinema vital que merece um olhar atencioso”, explica Filipe Furtado, curador da mostra, que ressalta o fato de hoje se ignorar o trabalho de alguém que manteve durante cerca de 25 anos uma carreira viável de cineasta e produtor num momento em que os filmes dependiam de um retorno de público.
Brasília é a primeira cidade a receber a mostra. Os títulos foram escolhidos considerando-se a relevância e a disponibilidade deles: um convite à nostalgia para quem viveu naquela época e uma oportunidade de se conhecer um período bastante rico da produção nacional, a despeito de julgamentos sobre a qualidade dos trabalhos. Carnaval no Fogo ficou de fora, mas sucessos com A Baronesa Transviada e Aviso aos Navegantes e raridades como Samba em Brasília e Rio, Verão e Amor poderão ser vistos.
Dercy Gonçalves, Grande Otelo, Oscarito, José Lewgoy e John Herbert são atores presentes no elenco das principais produções dirigidas por Watson Macedo. Uma faceta diferente do realizador, que se aventurou por outros gêneros, também faz parte da seleção: Maria 38, um filme policial, é um exemplo. “Parte das produções incluídas na mostra são comédias de costumes onde Macedo aplica lições que aprendeu na chanchada”, lembra ainda Furtado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário