sexta-feira, 6 de março de 2009

Cantora paulista Verônica Ferriani lança seu primeiro disco

Jornal de Brasília
06/03/2009 -
Anna Beatriz Lisbôa, da redação do Clicabrasilia.com.br

Depois de cinco anos se apresentando nos principais palcos de São Paulo e Rio de Janeiro, a cantora paulista Verônica Ferriani está lançando seu primeiro disco de estúdio. Formada em arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP), a cantora subiu no palco pela primeira vez em 2004, como vocalista da banda do compositor Chico Saraiva. Desde então, se apresentou com grandes nomes da música brasileira, como Beth Carvalho, Moacir Luz, Martinho da Vila, Jair Rodrigues, Tom Zé, Moska e Ivan Lins.
Sobre o primeiro trabalho, Verônica, que também co-produziu o disco, explica que esperou o momento certo para realizá-lo. “Quis primeiro amadurecer a questão musical e artística para poder criar uma trabalho de personalidade, buscar uma sonoridade própria”, diz. E, apesar de ser seu primeiro trabalho de estúdio, a cantora mostra maturidade de veterana ao longo das dez faixas do disco.
O trabalho transparece forte influência do samba de São Paulo e do Rio de Janeiro, refletindo sua experiência em casas de música tradicionais das cidades, como o Traço de União, na capital paulista e o Carioca da Gema, na Lapa. No entanto, seu estilo transcende o samba. “Queria que o samba aparecesse como fio condutor” explica, “não como gênero específico”.Dividir o palco com artistas de vertentes variadas da MPB contribuiu para a versatilidade do estilo da cantora. Além disso, a influência do jazz e da música contemporânea americana e africana , principalmente, dão um ar de novidade a clássicos como Com mais de trinta e Eu amo você.Ao explicar o critério de escolha do repertório do CD, Verônica não hesitou: “escolhemos o que mais apaixonava a gente. Tenho uma relação especial com cada música”, afirma.
“Escolhemos canções com a linguagem mais direta, porque me ligo muito no texto. Gosto de dizer aquilo que estou cantando”. O resultado é um disco coeso e bem resolvido musicalmente. Com elegância e firmeza, a cantora assume os vocais de músicas como Um sorriso nos lábios, de Gonzaguinha e Retalhos, de Paulo Rezende e Paulo Debétio, conferindo frescor de personalidade própria a cada verso. O diálogo entre o tradicional e o contemporâneo está presente em faixas como Perder e ganhar, de Paulinho da Viola, que conta com um trabalho de percussão diferenciado.
Quanto ao futuro, Verônica já tem outros projetos para este ano. Acaba de ser selecionada para o projeto Pixinguinha 2009, juntamente com Chico Saraiva e as gravações do disco devem começar em abril. Sua quarta visita a Brasília também já está confirmada, porém sem data definida. Enquanto isso, Verônica segue, sempre “indo atrás da mistura e da personalidade”.
Para maiores informações:www.myspace.com/veronicaferrianiwww.veronicaferriani.com.br
Da redação do clicabrasilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário