segunda-feira, 16 de março de 2009

Fim da comunidade "Discografias" é positivo, diz associação antipirataria

da Folha Online
16/03/2009

A APCM (Associação Antipirataria Cinema e Música) divulgou uma nota, nesta segunda-feira (16), confirmando que está por trás da retirada do ar da comunidade do Orkut "Discografias".
Criado em novembro de 2005, o endereço abrigava 921 mil usuários cadastrados --o número de pessoas que a utiliza efetivamente ultrapassava 1 milhão, já que para acessar seu fórum não é preciso se inscrever.
Ali, internautas compartilhavam links com álbuns musicais inteiros sem pagar nada. A organização e o volume de material fizeram com que o fórum se tornasse uma das principais plataformas na web brasileira para quem procura esse tipo de conteúdo.
De acordo com a APCM, "já estava claro que a mesma se dedicava a disponibilizar músicas de forma ilegal, ignorando todos os canais legais de divulgação e uma cadeia produtiva de compositores, autores, cantores e produtores fonográficos."
Os moderadores do fórum anunciaram ontem que ele pararia de funcionar.
"Informamos a todos os membros da comunidade "Discografias" que encerramos as atividades devido às ameaças que estamos sofrendo da APCM [Associação Antipirataria Cinema e Música] e outros órgãos de defesa dos direitos autorais", diz uma nota publicada no Orkut assinada pelos moderadores, que não se identificam. A nota não informa que tipo de ameaça estaria sendo feita contra eles --tampouco a APCM quis se manifestar sobre essa afirmação.
"A comunidade, assim como outras fontes de infrações aos direitos de artistas e produtores, foi e continua sendo observada pelo Departamento de Internet da Associação, que considera um avanço positivo a sua exclusão da rede mundial de computadores", diz a APCM em seu comunicado.
No ano passado, a APCM já havia declarado guerra à comunidade, tida como sua principal inimiga na rede. "Em se tratando de música, ninguém tem mais arquivos que violam direitos autorais do que a "Discografias'", disse à Folha Online Edner Bastos, coordenador antipirataria da associação que defende a propriedade intelectual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário