terça-feira, 3 de março de 2009

Cacaso um poeta em tempo integral

Tribuna do Brasil
03/03/2009

CCBB homenageia o poeta Antônio Carlos Ferreira de Brito

Dentro de Cacaso morava um anjo. Um anjo que misturava toques de Manoel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Oswald de Andrade para criar uma poesia original e com assinatura inconfundível, que muitas vezes era servida sob a forma de letra em jóias da MPB como "Face a Face", "Lambada de Serpente" e o clássico "Dentro de Mim Mora um Anjo", entre muitas outras.
Antonio Carlos Ferreira de Brito morreu em 1987, com apenas 43 anos, de enfarte. Ficou sua obra, que será lembrada no projeto "Cacaso – Música e Poesia”, realizado pelo Centro Cultural Banco do Brasil. As apresentações acontecem de quinta a domingo, no período de 05 a 15 de março. Parceiros e intérpretes lembrarão a obra do poeta nascido em Uberaba (MG), sempre sob comando de Rosa Emília, cantora baiana que hoje vive em Veneza, Itália, e que foi casada com o poeta.
No palco, se alternam e cantam juntos com ela Paula Santoro, Cláudio Nucci e Sérgio Santos. Nomes como Sueli Costa, Olívia Byington, Zé Renato e Nelson Ângelo, todos comprometidos de forma íntima com o trabalho de Cacaso, enriquecem o elenco de convidados especiais. Além deles, os poetas da "geração de mimeógrafo" Geraldo Carneiro, Ulisses Tavares, Chico Alvim e Carlito Azevedo vão declamar poesias do homenageado.
"Será um encontro de amigos. Para celebrar os 65 anos do nascimento do Cacaso, chamei os amigos para uma grande festa. Cacaso cultuava amizades. Convidei os cantores Paula Santoro, Sérgio Santos e Cláudio Nucci para percorrer 55 das suas 200 canções, acompanhados de excelentes músicos como Silvio D'Amico, André Mehmari, Marco Suzano e Zeca Assumpção, que formam comigo a banda fixa dos shows. Convidei também artistas e parceiros consagrados do Cacaso como Sueli Costa, Nelson Ângelo, Zé Renato, Joyce e Olívia Byington, além dos poetas Geraldo Carneiro, Ulisses Tavares e Chico Alvim e Carlito Azevedo para enriquecer esse panorama musical e poético.
Resgatamos alguns áudios, nos quais Cacaso recita a própria poesia e conta um pouco da sua carreira. O público poderá ter uma visão mais ampla desse grande artista eclético e finalmente Cacaso pode ter o reconhecimento que merece. Tudo isso é para reviver a sua obra e a sua jóia de viver", diz Rosa Emília, curadora do projeto.
Sobre Cacaso, a escritora Heloísa Buarque de Hollanda, autora, entre outros, do livro "26 Poetas Hoje" no qual escreve sobre o poeta, comenta: "Poeta em tempo integral, ensaísta, letrista, desenhista, principal articulador e teórico da poesia marginal, Cacaso foi, antes de tudo, personagem totalmente singular numa hora em que a poesia foi eleita como a forma de expressão predileta da geração que experimentou, de forma cabal, o peso dos anos de chumbo. Num certo sentido, Cacaso nos colocou uma armadilha interessante: pensar sua poesia sem pensar na sua vida é quase um erro".

Programação
Dias 05 e 06 de março – Módulo I Músicas de Cacaso em parceria com Edu Lobo, Joyce e Novelli Convidados: Joyce e Ulisses TavaresDias 07 e 08 de março – Módulo II Músicas de Cacaso em parcerias com Edu Lobo, Nando Carneiro, Novelli e Olívia Byington Convidados: Sueli Costa e Carlito Azevedo Dias 12 e 13 de março – Módulo III Músicas de Cacaso em parcerias com Djavan, Filó Machado, Nelson Ângelo, Sérgio Santos e Villa-Lobos Convidados: Zé Renato e Geraldo Carneiro Dias 14 e 15 de março – Módulo IV Músicas de Cacaso em parcerias com Cláudio Nucci, Lourenço Baeta, Mauricio Tapajós,Toninho Horta e Zé Renato Convidados: Nelson Ângelo e Chico Alvim

SERVIÇO
Centro Cultural Banco do Brasil SCES, Trecho 2 Conjunto 22
Informações pelo telefone: (61) 3310-7087Data: de 05 a 15 de março 2009Preço: R$ 15 e R$ 7,50 ( meia-entrada).
A venda antecipada de ingressos inicia-se na terça-feira da semana anterior à do espetáculo, restrita a quatro ingressos por pessoa.Horário: quinta a sábado – 21h, domingo – 20h Classificação: 12 anos

Fonte : Tribuna do Brasil
Data : 03 de março de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário