segunda-feira, 16 de março de 2009

Após ameaça, TV Cultura tira canais digitais do ar

da Folha Online
16/03/2009

A TV Cultura tirou do ar na noite da última sexta-feira (13) os dois canais digitais que lançou na semana passada em São Paulo, informa a coluna Outro Canal, de Daniel Castro, publicada pela Folha nesta segunda-feira (16) --íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal.
Na última quinta-feira (12), o ministro das Comunicações, Hélio Costa, havia dado o prazo de dois dias para que a emissora paulista tirasse os canais do ar.
Segundo o ministério, os canais digitais da Cultura estavam irregulares, pois não seguiam a norma que proibe a multiprogramação --exibição de quatro programações diferentes no mesmo espectro-- das TVs privadas e públicas estaduais.
Apenas as TVs públicas federais podem transmitir a multiprogramação, que possibilita a exibição de quatro programações diferentes no mesmo espectro (em definição "standard").
Entenda o caso
Em fevereiro, o governo federal editou uma norma impedindo que as TV comerciais utilizem a multiprogramação. A TV Cultura, no entanto, anunciou que começaria a transmitir programações simultâneas.
No dia da estreia da TV digital, ocorrida em dezembro de 2007, o presidente da TV Cultura, Paulo Markun, disse à Folha Online que planejava começar com multiprogramação o quanto antes.
Boa parte das emissoras comerciais é contra essa ferramenta. "A TV aberta sobrevive de publicidade --essa não sabe se é analógica ou digital, quem sabe é a gente. Nós não temos dinheiro novo na TV digital. Então, se você assumir a multiprogramação, significa que o dinheiro que a gente tem é o mesmo para produzir mais de um, dois programas", afirmou o diretor de engenharia da Rede Globo, Fernando Bittencourt, durante fórum realizado no Rio no ano passado.
A TV digital brasileira estreou oficialmente em 2 de dezembro de 2007, com uma festa para políticos e radiodifusores na Sala São Paulo (centro). Cerca de um ano depois, 0,3% da população tinham acesso ao sinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário