sexta-feira, 31 de julho de 2009

Os sucessos de Zeca Baleiro

Tribuna do Brasil (DF)
31/07/2009

Divulgação
Músico faz apresentação única amanhã no Centro de Convenções

Zeca Baleiro é uma unanimidade no meio musical, sucesso de público, crítica e simpatia. O maranhense estará em Brasília, amanhã, no Centro de Convenções, para mais um momento de pura poesia e interação com o público brasiliense. Batizado de “O Coração do Homem-Bomba”, o show será uma retrospectiva da carreira de Zeca onde suas canções são valorizadas em arranjos contagiantes.

Acompanhado de seu violão, de Tuco Marcondes (guitarras, violões e vocais), Fernando Nunes (baixo), Pedro Cunha (teclados e acordeom) e Kuki Stolarski (bateria e percussão), Baleiro garante boas surpresas ao longo do show.

O repertório inclui criativas releituras de canções já consagradas pelo público como: Salão de Beleza (ZB), Babylon (ZB), Telegrama (ZB) e Quase Nada (ZB e Alice Ruiz); e composições de seu mais recente cd, “O Coração do Homem-Bomba”, como: Você Não Liga Pra Mim (ZB), Você é Má (ZB/Joãozinho Gomes), Vai De Madureira (ZB), Ela Falou Malandro (ZB/Zé Geraldo) e Débora (ZB), entre outras.

“O Coração do Homem-Bomba”, mais recente projeto de Zeca Baleiro, foi lançado em dois momentos – o Volume 1 saiu em agosto e o 2 chegou nas lojas em novembro de 2008.

Menestrel Maranhense
Com 5 discos de ouro, 3 prêmios “Sharp” em 98, três indicações para o Grammy Latino e “Melhor Cantor” eleito pela APCA, Zeca Baleiro, em onze anos de carreira fonográfica, fez 850 shows que somados ultrapassam a marca de 1 milhão de pessoas que já o assistiram e cerca de 700mil cds e 30.000 DVDs vendidos.

O primeiro cd, “Por Onde Andará Stephen Fry?”, lançado em 97, ganhou impulso após a participação de Zeca no Acústico MTV da conhecida cantora Gal Costa. Compositor talentoso, de personalidade, vozeirão, humor e verve afiados, desde então o artista encanta as plateias onde quer que se apresente, conquistando público de todas as idades.

"Vô Imbolá", de 99, veio consolidar o nome do cantor. Com figurino marcante, tornou-se o cd mais emblemático de Zeca que sintetiza a proposta de mistura de estilos e a ausência de rótulos pré-definidos. Em "Líricas”, terceiro cd, Baleiro radicalizou na mudança de sonoridade e na concepção mais sóbria do show. A temporada trouxe ainda como novidade a exibição de videoclipe no cinema, antes das sessões, no Espaço Unibanco de Cinema.

Considerado pela crítica como o seu melhor disco, lançado em 2002, “PetShopMundoCão” utiliza linguagem eletrônica e traz participações de artistas como o soulman Carlos Dafé , o mutante Arnaldo Batista e Elba Ramalho, entre outros.

Em 2003, Baleiro gravou em parceria com o compositor cearense, uma de suas muitas influências, o cd Raimundo Fagner & Zeca Baleiro. Mostrado em curta temporada por capitais brasileiras, o show foi registrado em DVD pelo Multishow durante temporada no Canecão, Rio de Janeiro.

”Baladas do Asfalto e Outros Blues”, quinto álbum solo, de 2005, traz um Zeca Baleiro maduro e com total domínio de seu ofício, melodias certeiras, arranjos elaborados e poesia em alta voltagem, tudo com leve toque on the road. Depois de passar por várias cidades o show ganhou registro em DVD.

entrevista

Antes de subir no palco do Centro de Convenções, Zeca Baleiro concedeu essa entrevista a reportagem do jornal Tribuna do Brasil.

Você é um artista bem versátil: compõe, canta e produz. Seria esse o segredo do seu sucesso?
Não sei se o sucesso tem segredo, mas se tiver, deve ser trabalho. E eu trabalho muito (risos).

Qual o peso das parcerias no seu trabalho? O que você ganha e oferece com isso?
Ganho a colaboração de artistas que admiro, compositores e letristas. E ofereço diversidade, outras formas de fazer música, de pensar a música popular. Acho divertido e desafiador.

Seu selo “Saravá Discos” propõem um resgate da música brasileira. Quem já faz parte dessa documentação e quais artistas você ainda gostaria de ter no selo?
Os sambistas maranhenses Antonio Vieira e Lopes Bogéa, o cearense Tiago Araripe, o capixaba Sérgio Sampaio, a poeta Hilda Hilst. Quero gravar os velhos sambistas do Maranhão, alguns dos quais nunca gravaram na vida.

Coração do Homem-Bomba é um trabalho para ver, ouvir ou dançar? Do que fala o cd?
Ouvir, dançar e refletir um pouco, por que não? Fala destes nossos tempos, a dificuldade de comunicação entre as pessoas, o cinismo da publicidade, a falta de esperança...

O que você espera do show aqui na cidade?
O de sempre, muito calor e a vibração especial do público brasiliense.


Show Zeca Baleiro

Amanhã, dia 01 de agosto, às 21h
Centro de Convenções Ulysses
Guimarães - Auditório Master
SDC Setor de Divulgação Cultural, Eixo Monumental
Ingressos a partir de R$ 40
Ponto de Venda: CVC Pátio Brasil
Classificação 14 anos
*Acesso para deficientes em
cadeira de rodas.

Fonte : Tribuna do Brasil
Data : 31 de julho de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário