sexta-feira, 31 de julho de 2009

Baile de Tango

divulgação

Os sucessos de Zeca Baleiro

Tribuna do Brasil (DF)
31/07/2009

Divulgação
Músico faz apresentação única amanhã no Centro de Convenções

Zeca Baleiro é uma unanimidade no meio musical, sucesso de público, crítica e simpatia. O maranhense estará em Brasília, amanhã, no Centro de Convenções, para mais um momento de pura poesia e interação com o público brasiliense. Batizado de “O Coração do Homem-Bomba”, o show será uma retrospectiva da carreira de Zeca onde suas canções são valorizadas em arranjos contagiantes.

Acompanhado de seu violão, de Tuco Marcondes (guitarras, violões e vocais), Fernando Nunes (baixo), Pedro Cunha (teclados e acordeom) e Kuki Stolarski (bateria e percussão), Baleiro garante boas surpresas ao longo do show.

O repertório inclui criativas releituras de canções já consagradas pelo público como: Salão de Beleza (ZB), Babylon (ZB), Telegrama (ZB) e Quase Nada (ZB e Alice Ruiz); e composições de seu mais recente cd, “O Coração do Homem-Bomba”, como: Você Não Liga Pra Mim (ZB), Você é Má (ZB/Joãozinho Gomes), Vai De Madureira (ZB), Ela Falou Malandro (ZB/Zé Geraldo) e Débora (ZB), entre outras.

“O Coração do Homem-Bomba”, mais recente projeto de Zeca Baleiro, foi lançado em dois momentos – o Volume 1 saiu em agosto e o 2 chegou nas lojas em novembro de 2008.

Menestrel Maranhense
Com 5 discos de ouro, 3 prêmios “Sharp” em 98, três indicações para o Grammy Latino e “Melhor Cantor” eleito pela APCA, Zeca Baleiro, em onze anos de carreira fonográfica, fez 850 shows que somados ultrapassam a marca de 1 milhão de pessoas que já o assistiram e cerca de 700mil cds e 30.000 DVDs vendidos.

O primeiro cd, “Por Onde Andará Stephen Fry?”, lançado em 97, ganhou impulso após a participação de Zeca no Acústico MTV da conhecida cantora Gal Costa. Compositor talentoso, de personalidade, vozeirão, humor e verve afiados, desde então o artista encanta as plateias onde quer que se apresente, conquistando público de todas as idades.

"Vô Imbolá", de 99, veio consolidar o nome do cantor. Com figurino marcante, tornou-se o cd mais emblemático de Zeca que sintetiza a proposta de mistura de estilos e a ausência de rótulos pré-definidos. Em "Líricas”, terceiro cd, Baleiro radicalizou na mudança de sonoridade e na concepção mais sóbria do show. A temporada trouxe ainda como novidade a exibição de videoclipe no cinema, antes das sessões, no Espaço Unibanco de Cinema.

Considerado pela crítica como o seu melhor disco, lançado em 2002, “PetShopMundoCão” utiliza linguagem eletrônica e traz participações de artistas como o soulman Carlos Dafé , o mutante Arnaldo Batista e Elba Ramalho, entre outros.

Em 2003, Baleiro gravou em parceria com o compositor cearense, uma de suas muitas influências, o cd Raimundo Fagner & Zeca Baleiro. Mostrado em curta temporada por capitais brasileiras, o show foi registrado em DVD pelo Multishow durante temporada no Canecão, Rio de Janeiro.

”Baladas do Asfalto e Outros Blues”, quinto álbum solo, de 2005, traz um Zeca Baleiro maduro e com total domínio de seu ofício, melodias certeiras, arranjos elaborados e poesia em alta voltagem, tudo com leve toque on the road. Depois de passar por várias cidades o show ganhou registro em DVD.

entrevista

Antes de subir no palco do Centro de Convenções, Zeca Baleiro concedeu essa entrevista a reportagem do jornal Tribuna do Brasil.

Você é um artista bem versátil: compõe, canta e produz. Seria esse o segredo do seu sucesso?
Não sei se o sucesso tem segredo, mas se tiver, deve ser trabalho. E eu trabalho muito (risos).

Qual o peso das parcerias no seu trabalho? O que você ganha e oferece com isso?
Ganho a colaboração de artistas que admiro, compositores e letristas. E ofereço diversidade, outras formas de fazer música, de pensar a música popular. Acho divertido e desafiador.

Seu selo “Saravá Discos” propõem um resgate da música brasileira. Quem já faz parte dessa documentação e quais artistas você ainda gostaria de ter no selo?
Os sambistas maranhenses Antonio Vieira e Lopes Bogéa, o cearense Tiago Araripe, o capixaba Sérgio Sampaio, a poeta Hilda Hilst. Quero gravar os velhos sambistas do Maranhão, alguns dos quais nunca gravaram na vida.

Coração do Homem-Bomba é um trabalho para ver, ouvir ou dançar? Do que fala o cd?
Ouvir, dançar e refletir um pouco, por que não? Fala destes nossos tempos, a dificuldade de comunicação entre as pessoas, o cinismo da publicidade, a falta de esperança...

O que você espera do show aqui na cidade?
O de sempre, muito calor e a vibração especial do público brasiliense.


Show Zeca Baleiro

Amanhã, dia 01 de agosto, às 21h
Centro de Convenções Ulysses
Guimarães - Auditório Master
SDC Setor de Divulgação Cultural, Eixo Monumental
Ingressos a partir de R$ 40
Ponto de Venda: CVC Pátio Brasil
Classificação 14 anos
*Acesso para deficientes em
cadeira de rodas.

Fonte : Tribuna do Brasil
Data : 31 de julho de 2009

Consuelo de Paula faz show no Auditório da Eletronorte

Correio Braziliense
31/07/2009

Consuelo de Paula é a atração desta sexta-feirar do projeto Viva a Arte.
Às 13h, no Auditório da Eletronorte (SCN, Q. 6, 1º subsolo do Shopping ID), a cantora mineira interpretará músicas de seus três CDs, Samba, seresta e baião (1998), Tambor e flor (2002) e Dança das rosas (2004), e de nomes conhecidos da MPB, como O que será (À flor da pele), de Chico Buarque, e Insensatez, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

"O repertório inclui canções inéditas dos próximos álbuns, Casa, Negra e O tempo e o branco, este inspirado no universo poético da escritora Cecília Meirelles", adianta Consuelo, que contará com a participação do músico brasiliense Luiz Theodoro.

A entrada é franca e a classificação indicativa livre.
Informações: 3226-7036 e 9994-7213.

Arlindo Cruz volta à cidade para lançar o CD Ao vivo MTV na AABB

Correio Braziliense
» Irlam Rocha Lima
31/07/2009

Foto: Jair Bertolucci/TV Cultura
O sambista soma quatro CDs gravados: agenda superlotadaAos 50 anos de idade e 30 de música, Arlindo Cruz vive o melhor momento da carreira. Para isso, contribuiu seu mais recente trabalho fonográfico, Ao vivo MTV, DVD e CD duplo, que o fizeram ser “descoberto” pelo segmento mais jovem do grande público. Gente que vem formando plateias expressivas nas apresentações do sambista, nos quatro cantos do país.

Nesta sexta-feira (31/07), de volta à capital, onde esteve em novembro, o cantor lança o Ao Vivo, em show na AABB, que será aberto pelo grupo Clima de Montanha. “Acompanhado por minha banda, tenho mostrado em meus shows, basicamente, músicas que fazem parte do roteiro do DVD, algumas inéditas e outras já bem conhecidas do público.” Arlindo cita O show tem que continuar, Bagaço da laranja, Camarão que dorme a onda leva, Samba do arerê, Madureira, Bom aprendiz, Não dá e Vê se não demora.

Discípulo do mestre Candeia, Arlindo, ainda garoto, teve iniciação profissional nas rodas de samba e de partido alto do bloco Cacique de Ramos, no subúrbio do Rio de Janeiro, no final da década de 1970. Logo depois passou a integrar o Fundo de Quintal, sempre referência quando o assunto é samba de raiz.

No grupo premiadíssimo, ficou durante 11 anos, e ao sair, juntou-se a Sombrinha. À época, músicas de sua autoria eram cantadas por Alcione e pela “madrinha” Beth Carvalho: “O estouro veio com Camarão que dorme a onda leva, gravado por Beth e Zeca Pagodinho, que, desde então, não mais deixaram de incluir composições minhas em seus discos”, conta.

Em carreira solo desde 2001— gravou quatro CDs e um DVD —, tem sido requisitadíssimo por cantores de diferentes gerações, que querem músicas do compositor e seus trabalhos. Com agenda superlotada de compromissos, Arlindo não para nem mesmo nas segundas-feiras, quando comanda concorrido pagode na Barra da Tijuca.

Serviço

Fagner lança novo disco com parceiros distintos e mostra maturidade

Correio Braziliense (DF)
Rosualdo Rodrigues
Publicação: 30/07/2009

Novo disco de Fagner, produzido pelo cantor e por Clemente Magalhães. Lançamento Som Livre, 10 faixas.
Fagner completa 60 anos em outubro, mas a data não tem para ele nenhum peso. Contar o tempo está longe de ser uma de suas atuais preocupações. "Só lamento perder qualquer chance de jogar na Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo. Mas não tem problema. Não vou à Copa, mas vou ao copo", brinca o cantor e compositor cearense, notório fã de futebol e assíduo praticante de uma pelada. Agora, falando sério: "Trabalho muito, aproveito a vida, jogo meu futebol, meu tênis...Não tenho tempo para me preocupar com a idade", afirma, revelando uma serenidade que reflete em seu novo disco, Uma canção no rádio.

"No anterior, Fortaleza, eu estava passando por muitos problemas, então não foi um disco pra cima. Fazia uns seis anos que não eu me empolgava tanto com um trabalho", admite ele, que dirigiu e, junto com Clemente Magalhães, coproduziu o álbum. "O que torna esse disco especial são os novos compositores que gravei, as novas parcerias, o encontro com parceiros com quem venho trabalhando já há algum tempo", enumera.

Quando fala de novos compositores, Fagner se refere especialmente a Oliveira do Ceará, de quem gravou Regra de amor, Amor infinito e Martelo. Oliveira, que tem cerca de 50 anos, é servente de universidade em Fortaleza. "Ele já vinha atrás de me conhecer, mas não acontecia. Então um amigo fez uma festa e o levou para cantar. Cada música! E nunca tinha sido gravado", lembra. Outro novato é Domer, como é chamado o maranhense Domervil, de quem Fagner gravou Certeza, em 2001. Desta vez, o cantor escolheu a romântica Sonetos.

"Sempre gostei de descobrir músicas novas. É bom diversificar, gravar um pouco de tudo, porque o disco não fica somente em cima do que você pensa", afirma. A lógica não vale só para o intérprete. O Fagner compositor também foi em busca de ideias que se aproximassem das suas. Nessa busca, encontrou Chico César e daí surgiu Farinha comer, composta a distância. "Mandei a música para o Chico em um dia e no outro ele já me devolveu com uma letra maravilhosa", conta Fagner, impressionado com a rapidez do colega paraibano.

Quem sabe não seja o início de uma parceria tão produtiva quanto têm sido as que o cearense mantém com Zeca Baleiro e Fausto Nilo, também presentes no disco (com Uma canção no rádio e A voz do silêncio, respectivamente)? "Sempre que a gente começa, a intenção é continuar. E o primeiro pontapé nos motiva. Eu e Chico nos encontramos pouco, mas já temos outra música nova", diz.

Já Gabriel, o Pensador, além de fazer participação especial no disco, entrou como parceiro, mas não de Fagner, e sim de Oliveira do Ceará e Adamor, autores de Martelo, sobre a qual ele criou um rap. A ideia foi do dono do disco, que achou que tinha tudo a ver com o rapper a denúncia social presente na letra. Fez a ponte. "Eles são parceiros e nem se conhecem, observa Fagner, que, embora feliz com o resultado, admite que Uma canção no rádio não está rodando agora em seu CD player. "Eu me envolvo demais. Depois que acaba, abandono. É muito difícil ouvir de novo", conta. Mesmo assim, sabe enumerar, em sua extensa discografia, os trabalhos pelos quais tem predileção: "Gosto do primeiro, Manera Fru Fru, do Orós, Ave Noturna, Traduzir-se... O que gravei com Luiz Gonzaga foi marcante, o que fiz com o Zeca (Baleiro)...".


Crítica// ***
Estilo maturado


Para quem surgiu no cenário musical com um perfil de "alternativo" ou de voz dissonante, Fagner cometeu pecado grave diante da crítica quando tomou caminho mais popular e romântico. Mas o tempo passado dá a entender que a mudança de rumo do artista tem mais a ver com vontade pessoal do que com concessão. Afinal, não se pode reclamar de Fagner coerência e determinação em seguir adiante. E Uma canção no rádio, embora não seja "o" disco, é um sinal da maturidade das escolhas do cantor e compositor, uma síntese bastante harmônica do que ele vem fazendo ao longo da carreira. Em (apenas) 10 boas composições, combina romantismo (Muito amor, Regra do amor, Uma canção no rádio), nordestinidade (Me dá seu coração, Flor do mamulengo) e olhar crítico sobre a realidade (Martelo, Farinha comer) com sobriedade e um apuro de produção que deixa transparecer o exigente olho do dono em todas as etapas de sua feitura. (RR)

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Oficinas gratuitas na 508 Sul

Do Site da Secretaria de Cultura do DF
30/07/2009

Até o dia 3 de agosto, o Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul está com inscrições abertas para oficinas que serão realizadas neste semestre. Os cursos serão ministrados por professores do espaço, direcionados a jovens a partir de 14 anos e as matrículas devem ser realizadas na secretaria de cursos, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Confira o cronograma das oficinas:

Oficina de Cerâmica - Ministrada pelo professor Nicodemos, a oficina propõe ao aluno a confecção de pequenos objetos de cerâmica. Haverá oficina iniciante e intermediária e ambas acontecerão no Galpão das Artes – Ala 5.
Turma A - De 3/8 a 5/10, às segundas-feiras, das 15h às 17h30. Há 10 vagas.
Turma B - De 3/8 a 5/10, às segundas-feiras, das 18h às 20h30. Há 30 vagas.

Oficina de Iniciação e Desenvolvimento da Linguagem Plástica - Será ministrada pelo professor Delei e acontecerá realizada no Galpão das Artes – Ala 6.
Turma A - De 4/8 a 17/12, às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h. Há 20 vagas.
Turma B - De 4/8 a 17/12, às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h30. Há 20 vagas.

Oficina Histo é Arte – Ministrada pelo professor Delei, a oficina é uma introdução à História da Arte Contemporânea; trabalho de experimentação com materiais reaproveitáveis e criação individual. As aulas serão ministradas no Galpão das Artes – Ala 6.
Turma A - De 5/8 a 18/12, às quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h. Há 20 vagas.
Turma B - De 5/8 a 18/12, às quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h. Há 20 vagas.

Oficina Arte na Rua- Ministrada pelo professor Delei, a oficina é uma introdução à História da Arte Contemporânea brasileira e universal. Intervenção urbana com pinturas em muros e espaços da cidade. As aulas serão ministradas no Galpão das Artes – Ala 6, de 1º/8 a 19/12, aos sábados, das 9h às 13h. Há 30 vagas.

Oficina Teatrando Montagem – Oficina centrada na experimentação da linguagem teatral e na formação do ator, com processo de composição coletivo. As aulas serão ministradas às terças, quintas e sextas-feiras, das 8h às 13h até o dia 22/12. O processo seletivo ocorrerá nos dias 4, 6 e 7 de agosto, na sala Multiuso, das 9h às 13.

Oficina Introdução à Pintura – Ministrada pela professora Christina Meirelles, a oficina propõe ao aluno o conhecimento e a experimentação de diversas técnicas em pintura, com o objetivo de desenvolver a criatividade e a percepção visual. As aulas acontecerão no Galpão das Artes – Ala 4.
Turma A - De 3/8 a 16/11, às segundas-feiras, das 14h às 16h. Há 15 vagas.
Turma B - De 6/8 a 19/11, às quintas-feiras, das 8h às 12h. Há 15 vagas.

Oficina Introdução ao Desenho – Ministrada pela professora Christina Meirelles, a oficina propõe ao aluno o conhecimento e a experimentação de diversas técnicas do desenho, com o objetivo de desenvolver a criatividade e a percepção visual. As aulas acontecerão no Galpão das Artes – Ala 4.
Turma A - De 3/8 a 16/11, às segundas-feiras, das 16h às 18h. Há 15 vagas.
Turma B - De 6/8 a 19/11, às quintas-feiras, das 8h às 12h. Há 15 vagas.

Oficina Estamparia em Camiseta – Ministrada pelo professor Sylvio Carneiro, a oficina pretende iniciar o aluno no universo das artes gráficas através da pintura em camisetas. As aulas acontecerão no Galpão das Artes – Ala 3 e público a partir de 16 anos.
Turma A - De 3/8 a 23/11, às segundas-feiras, das 9h às 12h. Há 20 vagas.
Turma B - De 4/8 a 24/11, às terças-feiras, das 9h às 12h. Há 20 vagas.
Turma C - De 6/8 a 26/11, às quintas-feiras, das 14h às 18h. Há 20 vagas.

Oficina Introdução ao Desenho – Ministrada pela professora Christina Meirelles, a oficina propõe ao aluno o conhecimento e a experimentação de diversos materiais que podem ser utilizados para a realização da obra de arte. As aulas acontecerão no Galpão das Artes – Ala 4.
Turma A - De 4/8 a 17/11, às terças-feiras, das 14h às 18h. Há 15 vagas.
Turma B - De 5/8 a 18/11, às quartas-feiras, das 8h às 12h. Há 15 vagas.

PROGRAME-SE: Inscrições abertas para ‘Oficinas do Espaço Cultural da 508 Sul’. Inscrições na Secretaria de Cursos, na 508 Sul, no período de 28 de julho a 3 de agosto, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Telefone 3244-0411.

Cultura nas Cidades no Gama

Do Site da Secretaria de Cultura do DF
30/07/2009

No próximo domingo (2), será a vez da comunidade do Gama receber o projeto ‘Cultura nas Cidades’. A partir das 9 horas a gerência de Bibliotecas dará início as atividades no estacionamento do estádio Bezerrão. A noite, para encerrar a festa, shows com artistas locais, Mitie do Brasil e Beto Barbosa.

O ‘Cultura nas Cidades’ é uma realização de Secretaria de Cultura e desde maio já passou por nove cidades, reunindo mais de 70 atrações e 500 artistas. O evento abre as comemorações do cinqüentenário da capital, privilegiando o melhor da cultura produzida no Distrito Federal.

Na parte da manhã a animação fica por conta da Mala do Livro, Teatro de Bonecos, Varal Literário e Rodas de Leitura. A tarde, o palco é aberto aos artistas da cidade, uma oportunidade de mostrar um pouco mais de seus trabalhos. Outra atração será o artista Agnaldo Algodão com o ‘Teatro de Mamulengos’ A partir das 18 horas, o palco será tomado por artistas da cidade e mais de cinco horas de muita música.

PROGRAMAÇÃO

A partir das 9 horas:
Tenda da Mala do Livro:
Roda de Leitura
Teatro de Bonecos
Varal Literário

Às 16 horas:
Teatro de Mamulengos com Agnaldo Algodão
Às 17 horas:
PALCO LIVRE – artistas locais

A partir das 18horas:
Banda Bruto (Rock)
Bonde Tezão (Funk)
Marcelo Paiva & Santiago
Mitie do Brasil
Beto Barbosa

Roteiro - Cinema em Cartaz

Fonte - Tribuna do Brasil (DF)
30/07/2009

Almoço em agosto
(Pranzo di ferragosto, Itália, 2008)
Homem de meia-idade aceita hospedar várias mães durante o feriado de 15 de agosto em troca do perdão de dívidas. Diretor: Gianni di Gregório. Gênero: Drama. Duração: 75 minutos. Elenco: Gianni di Gregorio, Valeria De Franciscis e Marina Cacciotti.
Academia de Tênis 3 - 21:40. Classificação 14 anos.

17 outra vez
(17 again, EUA, 2009)
Homem de meia idade volta a ter 17 anos e a estudar no mesmo colégio em que cursou o ensino médio. Diretor: Burr Steers. Gênero: Comédia. Duração: 112 minutos Elenco: Zac Efron, Matthew Perry e Leslie Mann.
Cine Premier Sobradinho 3 - 21:00(dublado) Cinemark 4 - 15:00 Drive-In - 20:00 21:50. Classificação 12 anos.

A Era do Gelo 3
(Ice age: dawn of the dinosaurs, EUA, 2009)
Numa missão para resgatar o azarado Sid, Manny e Diego se aventuram por um misterioso mundo subterrâneo com seres diferentes do da superfície. Diretor: Carlos Saldanha e Mike Thurmeier. Gênero: Animação. Duração: 94 minutos Elenco: Com vozes de Simon Pegg, Seann William Scott e John Leguizamo.
Arcoplex 3 - 14:10(dublado) 16:00(dublado) 17:50(dublado) 19:40(dublado) 21:30(dublado) Brasília 1 - 13:00(dublado) 15:00(dublado) 17:00(dublado) Cine Premier Sobradinho 3 - 13:30(dublado) 15:20(dublado) 17:10(dublado) 19:00(dublado) Cinemark 4 - Taguatinga - 12:10(dublado) 14:20(dublado) 16:40(dublado) 19:10(dublado) 21:30(dublado) Cinemark 6 - 11:35(dublado) 13:50(dublado) 16:05(dublado) Cinemark 8 - 11:45(dublado) Deck Norte II - 17:30(dublado) 19:30(dublado) 21:30(dublado) Embracine 3 - 14:30(dublado) 16:30(dublado) 18:30(dublado) 21:00 Liberty 4 - 3:40(dublado) 15:30(dublado) 17:20(dublado) Multicine Cinemas 2 - 15:00(dublado) 17:00(dublado) 19:00(dublado) Park 7 - 13:00(dublado) 15:10(dublado) 17:20(dublado) 19:30(dublado) 21:30(dublado) Park 9 - 14:00(dublado) Pátio 2 - 13:30(dublado) 16:50(dublado) 19:00(dublado) 21:10(dublado) Terraço 1 - 13:00(dublado) 15:00(dublado) 17:10(dublado) 19:20(dublado) 21:20(dublado) Terraço 5 - 14:50(dublado) Top Mall 1 - 14:00(dublado) 16:00(dublado) 18:00(dublado) 20:00(dublado). Classificação livre.

3D - A era do gelo 3
(Ice age: dawn of the dinosaurs, EUA, 2009)
Numa missão para resgatar o azarado Sid, Manny e Diego se aventuram por um misterioso mundo subterrâneo com seres diferentes do da superfície. Diretor: Carlos Saldanha e Mike Thurmeier. Gênero: Animação. Duração: 94 minutos Elenco: Com vozes de Simon Pegg, Seann William Scott e John Leguizamo.
Cinemark 12 - 12:55(dublado) 15:20(dublado) 17:35(dublado) 19:50(dublado) 22:10(dublado) Cinemark 3 - 11:55(dublado) 14:25(dublado) 16:40(dublado) 18:55(dublado) 21:25(dublado) 11:55(dublado) 14:25(dublado) 16:40(dublado) 18:55(dublado) 21:25(dublado) 23:40(dublado) Cinemark 3 - Taguatinga - 11:20(dublado) 13:40(dublado) 16:10(dublado) 18:40(dublado) 21:00(dublado) Park 4 - 13:20(dublado) 15:30(dublado) 17:40(dublado) 19:50(dublado) 22:00(dublado). Classificação livre.

A Mulher Invisível
(Brasil, 2009)
Recém-divorciado inicia relacionamento com mulher perfeita que ele mesmo inventou. Diretor: Cláudio Torres. Gênero: Comédia. Duração: 105 minutos. Elenco: Selton Mello, Luana Piovani e Vladimir Brichta.
Cine Premier Sobradinho 2 - 18:30 20:30 Cinemark 6 - 21:35 Cinemark 6 - Taguatinga - 15:00 Embracine 4 - 14:30 16:50 19:10 21:20 Embracine 6 - 14:30 16:50 19:10 21:20 Multicine Cinemas 2 - 21:00 Park 11 - 13:40 19:00.Classificação 14 anos.

A proposta
(The proposal, EUA, 2009)
Imigrante canadense precisa de casamento arranjado para impedir a deportação. Diretor: Anne Fletcher. Gênero: Drama. Duração: 109 minutos. Elenco: Sandra Bullock, Ryan Reynolds e Mary Steenburgen.
Cine Premier Sobradinho 2 - 18:30 20:30 Cinemark 6 - 21:35 Cinemark 6 - Taguatinga - 15:00 Embracine 4 - 14:30 16:50 19:10 21:20 Embracine 6 - 14:30 16:50 19:10 21:20 Multicine Cinemas 2 - 21:00 Park 11 - 13:40 19:00. Classificação 12 anos.

Cocoricó - As aventuras na cidade
(Brasil, 2009)
A turma da fazenda pássa uma temporada na cidade grande. Logo na chegada descobrem que a galinha Lilica também fez a viagem sem que ninguém soubesse. Diretor: Fernando Gomes. Gênero: Infantil. Duração 81 minutos. Elenco: Fernando Gomes, Carlota Joaquina, Eduardo Alvez.
Cinemark 12 - 11:15(dublado) Embracine 4 - 14:20 15:40. Classificação livre.

Desejo e Perigo
(Se, jie, EUA, China, Taiwan, Hong Kong, 2007)
Uma jovem chamada Wang é envolvida em um perigoso jogo durante a Segunda Guerra Mundial. Diretor: Ang Lee. Gênero: Romance. Duração: 157 minutos. Elenco: Tony Leung Chiu Wai, Wei Tang e Joan Chen.
Academia de Tênis 6 - 21:20. Classificação 18 anos.

Há quanto tempo que te amo
(Il y a longtemps que je t'aime, França, Alemanha)
Os 15 anos na prisão deixaram Juliette amargurada. Diretor: Philippe Claudel. Gênero: Drama. Duração: 115 minutos. Elenco: Kristin Scott Thomas, Elsa Zylberstein e Serge Hazanavicius.
Academia de Tênis 1 - 17:20 19:30 21:40. Classificação 14 anos.

Halloween - O início
(Halloween, EUA, 2007)
Assassino retorna à cidade natal depois de 17 anos numa instituição para doentes mentais. Refilmagem do clássico Halloween, dirigido por John Carpenter. Diretor: Rob Zombie. Gênero: Terror. Duração: 109 minutos. Elenco: Malcolm McDowell, Scout Taylor-Compton e Tyler Mane.
Cinemark 4 - 12:40 17:20 19:20 21:30 23:30 Cinemark 6 - Taguatinga - 17:20 19:20 21:40 Embracine 7 - 14:00 16:10 19:20 21:40 Park 9 - 16:00 18:00 20:00 22:00 Pátio 3 - 14:00 16:00 18:00 20:00 22:00. Classificação 18 anos.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe
(Harry Potter and the half-blood prince)
Após seis anos como aluno de Hogwarts, Harry encontra um livro contendo uma misteriosa mensagem. A aventura começa quando o bruxinho descobre que o achado pertenceu a seu arquiinimigo Lorde Voldemort. Diretor: David Yates. Gênero: Aventura. Duração: 140 min. Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint.
Arcoplex 2 - 13:30(dublado) 16:20(dublado) 19:10(dublado) 22:00(dublado) Arcoplex 4 - 13:20 16:10 19:00 21:50 Brasília 2 - 14:00(dublado) 17:00(dublado) 20:00(dublado) Brasília 4 - 14:30 17:30 20:30 Cine Premier Sobradinho 1 - 14:50(dublado) 18:00(dublado) 21:10(dublado) Cinemark 1 - Taguatinga - 12:30 15:40 19:00 22:20 Cinemark 10 - 12:30(dublado) 15:40(dublado) 19:00(dublado) 22:20(dublado) Cinemark 13 - 11:00(dublado) 14:10(dublado) 17:30(dublado) 20:50(dublado) Cinemark 2 - 12:00 15:10 18:30 21:50 Cinemark 5 - Taguatinga - 11:00(dublado) 14:10(dublado) 17:30(dublado) 20:50(dublado) Cinemark 7 - 11:30 14:40 18:00 21:20 Cinemark 7 - Taguatinga - 12:00 15:10 18:30 21:50 Cinemark 8 - 17:05 20:15 23:25 Cinemark 9 - 17:05 20:15 23:25 Cinemark 9 Taguatinga - 11:30(dublado) 14:40(dublado) 18:00(dublado) 21:20(dublado) Deck Norte I - 15:50(dublado) 18:40(dublado) 21:30(dublado) Embracine 1 - 15:30 18:30 21:30 Embracine 8-14:30(dublado) 17:30(dublado) 20:30(dublado) Liberty 3 - 15:00 18:00 21:00 Multicine Cinemas 1 - 14:30(dublado) 17:30(dublado) 20:30(dublado) Park 3 - 14:40(dublado) 18:00(dublado) 21:00(dublado) Park 5 - 14:00(dublado) 17:00(dublado) 20:20(dublado) Park 6 - 14:20 17:30 20:40 Park 8 - 15:10 18:20 21:30 Pátio 1 - 14:20(dublado) 17:30(dublado) 20:40(dublado) Pátio 6 - 14:40 17:50 21:00 Terraço 2 - 14:20(dublado) 17:30(dublado) 20:40(dublado) Terraço 4 - 14:40 17:50 21:00.Classificação 10 anos.

Inimigos Públicos
(Public enemies, EUA, 2009)
Para prender os três criminosos mais famosos dos Estados Unidos, o governo cria a primeira agência federal americana, o FBI, em 1930. Diretor: Michael Mann. Gênero: Drama. Duração: 143 minutos. Elenco: Johnny Depp, Billy Crudup e Christian Bale.
Academia de Tênis 5 - 16:00 18:40 21:20 Arcoplex 1 - 13:40 16:20 19:00 21:40 Cinemark 1 - 12:45 15:50 18:45 21:40 Cinemark 5 - 11:25 14:30 17:45 20:45 23:45 Cinemark 8 - Taguatinga - 11:40 14:45 17:50 20:40 Deck Norte III - 16:00 18:40 21:20 Embracine 2 - 15:40 18:40 21:40 Liberty 2 - 13:40 16:20 19:00 21:40 Park 1 - 13:10 16:00 18:50 21:40 Pátio 5 - 13:00 15:40 18:30 21:20 Terraço 3 - 13:20 16:10 19:00 21:50. Classificação 14 anos.

Intrigas de estado
(State of play, EUA, Inglaterra, 2009)
Um grupo de jornalistas se unem a detetives de polícia para desvendar o assassinato da amante de um congressista. Adaptação cinematográfica da minissérie produzida pela rede BBC, de Londres. Diretor: Kevin Mc Donald. Gênero: Suspense. Duração: 127 min. Elenco: Russell Crowe, Ben Affleck e Helen Mirren.
Academia de Tênis 7 – 19:00. Classificação 14 anos.

Jean Charles
(Brasil, 2009)
A história real do brasileiro Jean Charles de Menezes, morto por agentes do serviço secreto britânico no metrô de Londres. Diretor: Henrique Goldman. Gênero: Ação Duração: 93 minutos. Elenco: Selton Mello, Vanessa Giácomo e Luís Miranda.
Academia de Tênis 7 - 17:00 21:30. Classificação 14 anos.

Minhas adoráveis ex-namoradas
(Ghosts of girlfriends past, EUA, 2009)
Solteirão convicto é assombrado pelos “fantasmas” das ex-namoradas às vésperas do casamento do irmão. Diretor: Mark Waters. Gênero: Comédia. Duração: 100 min Elenco: Matthew McConaughey, Jennifer Garner e Michael Douglas.
Deck Norte V - 19:40 21:40.Classificação 14 anos.

O guerreiro Gehghis Khan
(Mongol, Alemanha, Cazaquistão, Rússia, Mongólia, 2007)
Sinopse: Os primeiros anos de vida de Genghis Khan, de escravo a um dos maiores conquistarores de todos os tempos. Diretor: Sergei Bodrov. Gênero: Drama. Duração: 120 minutos. Elenco: Aliya, Tegen Ao, Tadanobu Asano e Ying Bai. Academia de Tênis 2 - 17:00 19:20 21:40
Embracine 6 - 17:00 19:20 21:40 Liberty 1 - 14:20 16:40 19:00 21:20. Classificação 18 anos.

Rumba
(Rumba, França, Bélgica, 2008)
Um acidente de carro transforma a vida de dois professores de escola rural apaixonados pela rumba. Diretor: Dominique Abel, Fiona Gordon e Bruno Romy. Gênero: Comédia Duração: 77 minutos. Elenco: Dominique Abel, Fiona Gordon e Philippe Martz.
Academia de Tênis 3 - 16:30 18:10. Classificação 12 anos.

Stella
(Stella, França, 2008, 103min)
Sinopse: Garota argentina exilada na França sofre com o preconceito por causa de sua origem e se abriga na amizade com outra garota. Diretor: Sylvie Verheyde. Gênero: Drama. Duração: 157 minutos. Elenco: Léora Barbara, Melissa Rodriguez e Laëtitia Guerard.
Academia de Tênis 3 - 19:40. Classificação 18 anos.

Tinha que ser você
(Last chance Harvey, EUA, 2008)
A aproximação do casamento da filha reacende o espírito romântico de um homem. Diretor: Joel Hopkins. Gênero: Romance. Duração: 93 minutos. Elenco: Dustin Hoffman, Emma Thompson e Eileen Atkins.
Academia de Tênis 9 - 17:40 19:40 21:40 Brasília 3 - 13:30 15:40 17:40 19:40 21:40 Deck Norte IV - 17:40 19:40 21:40 Park 2 - 13:30 15:40 17:50 20:00 22:10. Classificação 12 anos.

Transformers: a vingança dos derrotados (Transformers: revenge of the fallen, EUA, 2009).
O casal de protagonistas novamente está na mira dos robôs maus. Diretor: Michael Bay. Gênero: Ação. Duração: 147 minutos. Elenco: Shia LaBeouf, Megan Fox e John Turturro.
Cine Premier Sobradinho 2 - 16:00(dublado) Cinemark 6 - 18:20 Cinemark 6 - Taguatinga - 11:50(dublado) Embracine 7 - 15:10 18:10 21:00 Park 11 - 15:50(dublado) 21:10 Top Mall 2 - 14:30(dublado) 15:30(dublado) 20:30(dublado). Classificação 12 anos.


CINE ESPECIAL

Panorama do Cinema Francês
De 28/07 a 02/08, no Cine Academia (SCES, Tr. 4 -Asa Sul). A mostra reúne filmes assinados por jovens realizadores. Hoje, às 17h10 – Lady Jane, (França, 2008, cor, 104’) Direção: Robert Guédiguian. Com Ariane Ascaride, Jean-Pierre Darroussin, Gérard Meylan, Giuseppe Selimo. Na época em que os Rolling Stones cantavam “Lady Jane”, Muriel (Ariane Ascarde), François (Jean-Pierre Daroussin) e René (Gérard Meylan), amigos de infância, nascidos nas ruelas populares de Marselha, distribuíam peles roubadas a todas as operárias pobres do bairro, no melhor estilo Robin Hood. Classificação 16 anos; às 19h20 – Horas de verão, (L’heure d’eté, França, 2008, cor, 98’). Direção: Olivier Assayas. Com Juliette Binoche, Charles Berling, Jérémie Renier e Edith Scob. As distintas trajetórias de dois irmãos e uma irmã de quarenta e poucos anos se chocam quando sua mãe que preservava a obra de seu tio, o excepcional pintor do século XIX Paul Berthier morre repentinamente; às 21h30 – Mesrine - Inimigo Público – 1ª parte, (L'ennemi public n°1, França, 2008, cor, 133’). Direção: Jean-François Richet. Com Vincent Cassel, Ludivine Sagnier e Mathieu Amalric. Jacques Mesrine (Vincent Cassel), o último dos lendários gângsteres franceses, foi declarado inimigo público nº1 durante toda sua vida. Sua trajetória terminou espetacularmente, quando foi crivado de balas por policiais em uma emboscada no meio de Paris. Quase trinta anos depois de sua morte, ocorrida em 1979, o mito de Jacques Mesrine continua vivo, agora no cinema. Ingressos: R$12 e R$6. Informações: 3316-6807. Classificação 14 anos.

ROTEIRO - Lazer

59ª Expoagro de Formosa-Go
Fonte Tribuna do Brasil: De 30/07 a 09/08, no Parque de Exposições de Formosa-GO. Exposição de Animais, 19ª Etapa do Rodeio Profissional de 06 a 09 de Agosto, 1ª Coopermobily (Móveis e decorações), Boate Geospace (Camarote Vip).
Programação:
Hoje, às 22h, Márcio & Marcelo (entrada franca),
dia 31/07: Jorge & Matheus,
dia 01/08: Pedro Paulo & Mateus,
02/08: Guilherme & Santiago.
Ingressos: R$ 20. Passaporte: R$ 100. Pontos de Venda: Drink’s (Posto Itiquira), Rádio 92 FM, Posto Central, Relojoaria Omega, Banco do Brasil.
Informações: 3642-2215 / 9982-2679. Classificação livre.

Outras Opções de Lazer
Fonte - Correioweb:
Vida de Circo (Grupo Beto Carreiro)

Mostra de cinema: Baseado em Caso Real

Panorama do Cinema Francês

Bate-papo literário com Luiz Ruffato

A tela e o ecrã

Backyardigans II

Homenagem a Hélio Silva

12° Puroritmo – Festival da Cultura Consciente

ROTEIRO - Música e Shows

Roda de Samba
fonte - Jornal de Brasília: Todo sábado, às 17h. Marquinhos Benon (voz), Marcio Marinho (cavaquinho), Augustão (violão 7 cordas), Tonho (pandeiro), Paulão (percussão), Augustinho (percussão) e Rogerinho (surdo) apresentam releituras dos clássicos de Cartola, João Nogueira, Chico, Noel Rosa. Couvert Artístico: R$7,50. Evento não recomendado para menores de 16 anos. Onde: Tartaruga Lanches (714/15 NORTE)

Bazar Band
fonte - Jornal de Brasília: Apresentação de rock and roll com a banda Bazar Band. Todas as quintas-feiras, às 21h, no Butiquim Blues. Ingressos a R$ 5. Informações: 8527-1393. Não recomendado para menores de 18 anos. Onde: Butiquim Blues (Praça do DI Taguatinga)

Dorival para Sempre Caymmi
fonte - Jornal de Brasília: Apresentação com Turíbio Santos em homenagem ao cantor e compositor Dorival Caymmi. Quarta (29), quinta (30) e sexta-feira (31), à partir das 21h45, no Clube do Choro de Brasília. Ingressos a R$ 20. Informações: 3224-0599. Não recomendado para menores de 18 anos. Onde: Clube do Choro

Banda Sideral
fonte - Jornal de Brasília: O grupo toca o melhor do pop rock nacional e internacional. Quinta-feira (30), às 21h, no Stadt Bier. Couvert: R$ 15 (masculino) e R$ 10 (feminino). Informações: 3344-6777. Não recomendado para menores de 18 anos. Onde: Stadt Bier
Fonte - Correioweb: Sideral

Os Travessos
fonte - Jornal de Brasília: Show de pagode com muito gingado e alto astral. Abertura com as bandas Os Marotos, lançando novo CD e Parada Obrigatória. Discotecagem com os Djs Baby Face e Joãozinho Chapéu de Couro. Sábado (8 de agosto) , às 22h. Ingressos a R$ 15 pista, R$ 35, camarote (1° lote) e R$ 20 pista e R$ 45 camarote (2° lote). Vendas antecipadas na Academia Bio Fit e Scuderia Autowear (Taguatinga). Televendas: 9295-5480. Não recomendado para menors de 16 anos. Onde: Capital Park Eptg
Fonte - Correioweb: Os Travessos

Backyardigans
fonte - Jornal de Brasília: Espetáculo infantil. Fuga da Aldeia Mágica em turnê mundial do grupo de teatro de bonecos, Backyardigans. Ingressos promocionais e pacotes para escolas. Sábado (8 de agosto) e domingo(9 de agosto). Informações: 8130-1417 / 8130-1418. Classificação livre. Onde: Centro de Convenções

Forró Fim de Férias
fonte - Jornal de Brasília: O Grupo Os Sociais do Forró, de São Paulo, se apresenta pelo Forró Fim de Férias. Quinta-feira (30), às 21h, no Arena Futebol Clube. Ingressos a R$ 15 ou R$ 10, com nome na lista do site www.arenadoforro.com.br. Informações: 9982-0123. Não recomendado para menores de 18 anos. Onde: Arena Futebol Clube

Turíbio Santos
Fonte Correioweb: Turíbio Santos

Affinity Jazz Trio
Fonte Tribuna do Brasil: Hoje, às 20h30, no C’est si bon creperiê (SCLS 408 bl A lj 5 - Asa sul). Os músicos tocam músicas do grupo Modern Jazz Quartet. Couvert: R$8. Informações: 3244-6353. Classificação livre.
Fonte Correioweb: Affinity Jazz trio

Salve Jorge
Fonte Tribuna do Brasil: Hoje, às 21h, no Bar do Calaf (SBS Qd. 02 Ed. Empire Center Lj 51/57 - Asa Sul). Show com a banda pelo projeto Salve a Música Brasileira. Ingressos: R$15 (homem) e R$10 (mulher), até 23h; R$20 (homem) e R$15 (mulher). Informações: 3325-7408. Classificação 18 anos.
Fonte Correioweb: Salve Jorge

Os Sociais do Forró
Fonte Tribuna do Brasil: Hoje, às 21h, no Arena Futebol Clube (Setor de Clubes Sul trecho 3, lote 01em frente a AABB). Show de forró com o grupo paulista. Ingressos: R$10 com nome na lista no site. http://www.arenadoforro.com.br/ e R$15. Informações: 9982-0123. Classificação 18 anos.
Fonte Correioweb: Os sociais do forró

Felipe Zurk
Fonte Correioweb: Felipe Zurk

Mutatis Mutandis
Fonte Correioweb: Mutatis Mutandis

Tino Freitas
Fonte Correioweb: Tino Freitas

Let it Beatles
Fonte Correioweb: Let it Beatles

Arlindo Cruz
Fonte Correioweb: Arlindo Cruz

Rafael Lima e Bando Fuzo
Fonte Correioweb: Rafael Lima e Banda Fuzo

Zeca Baleiro
Fonte Tribuna do Brasil: Zeca BaleiroDia 01/08 (sábado), às 21h, no Centro Cultural Ulysses Guimarães- Auditório Master (SDC Setor de Divulgação Cultural, Eixo Monumental). O Menestrel Maranhense faz um supershow com seus maiores sucessos. Acompanhado de seu violão, de Tuco Marcondes (guitarras, violões e vocais), Fernando Nunes (baixo), Pedro Cunha (teclados e acordeom) e Kuki Stolarski (bateria e percussão). Ingressos: VIP A: R$ 50, VIP B: R$ 40, Superior Promocional: R$ 20, Pontos de Venda: CVC Pátio Brasil, Compre uma inteira e ganhe outro ingresso do mesmo setor (Clientes TIM, professores, idosos, estudantes, deficientes físicos, assinantes do Correio Braziliense e OAB DF). Informações: 3364-0000. Classificação 14 anos.
Fonte Correioweb: Zeca Baleiro

O Samba na Cozinha Virou Carnaval
Fonte Correioweb: O samba na cozinha virou carnaval

Henrique e Júlio César
Fonte Correioweb: Henrique e Julio Cesar

Todos os Sons
Fonte Correioweb: Todos os Sons

Roteiro - Exposições

Um Novo Cardume
fonte - Jornal de Brasília: De 04 de junho a 07 de agosto. Diariamente, das 9h às 21h. Com curadoria de Marcelo Suzuki, "Um Novo Cardume" traz para Brasília cerca de dez luminárias-esculturas de Lucas Isawa, artista que transita com fluência pelas diversas manifestações das artes visuais. As peças foram criadas a partir da tradição Koinobori, costume japonês que comemora o Dia dos Meninos hasteando birutas em forma de carpas coloridas. Entrada gratuita. Informações: 3206-9448. Evento livre para todas as idades. Onde: Foyer da Caixa Cultural Brasília
fonte - Correioweb: Um Novo Cardume - luminárias-esculturas de Lucas Isawa

Pontos de Encontro
fonte - Jornal de Brasília: De 09 de junho a 02 de agosto. De terça a domingo, das 9h às 19h. O desenho não é apenas o ponto de encontro entre o trabalho de Carolina Ponte e Pedro Varela, mas é acima de tudo, um eixo central que possibilita diferentes expansões com outros meios, através da hibridização de técnicas como escultura, fotografia, colagem, instalação e pintura. A proposta dos artistas é apresentar ao público seus trabalhos em desenho no sentido mais tradicional quanto às obras resultantes das combinações destes variados processos. Entrada gratuita. Evento livre para todas as idades. Onde: Espaço Cultural Contemporâneo - Ecco
Fonte - Correioweb: Pontos de encontro

Um Lugar a partir Daqui
fonte - Jornal de Brasília: De 09 de junho a 02 de agosto. De terça a domingo, das 9h às 19h. Com curadoria de Paulo Reis, a mostra apresenta trabalhos de 15 artistas, com variadas técnicas como: pintura, fotografia, instalação e multimídia. As obras constroem-se com injunções poéticas e relações diversas com o espaço. No âmbito da cidade e de relações com arquitetura, traz à tona a percepção fenomenológica do espectador e seu sentido crítico em relação aos ambientes de circulação e vivência urbanas. Entrada gratuita. Evento livre para todas as idades. Onde: Espaço Cultural Contemporâneo - Ecco

Abelardo da Hora
fonte - Jornal de Brasília: De 30 de junho a 23 de agosto, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h. O acervo de 130 obras do artista plástico pernambucano Abelardo da Hora faz uma retrospectiva dos 60 anos de sua primeira exposição. O precursor da arte cinética também expõe um dos seus mais recentes trabalhos: o original do monumento Os Retirantes, no qual retrata a família do presidente Lula. Entrada gratuita. Evento livre para todos os públicos. Onde: Salão de Vidro e jardins do CCBB (SCES, Trecho 02, lote 22)

30 Anos de Fotografia
fonte - Jornal de Brasília: De 15 de julho a 16 de agosto, diariamente, das 9h às 21h. A mostra reúne 40 fotos do acervo pessoal da curadora e pesquisadora Rosely Nakagawa. Imagens de renomados fotógrafos brasileiros como Mario Cravo Neto, Thomaz Farkas, Cristiano Mascaro, Carlos Moreira, Luiz Braga, Lucia Guanaes fazem parte da exposição. Entrada gratuita. Evento livre para todos os públicos. Onde: Caixa Cultural Brasília - Galeria Vitrine
fonte - Correioweb: 30 anos de fotografia

Algo em Comum
fonte - Jornal de Brasília: Até 14 de agosto. Visitação das 8h às 20h. Exposição de mais de 20 esculturas em variadas técnicas dos artistas Ennio Bernardo, Huet Azevedo e Lourenço de Bem. Informações: 3245-1070. Entrada franca. Classificação livre. Onde: Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade (SGAS 915)
fonte - Correioweb: Algo em comum

Pé-de-moleque Pede Palavra
fonte - Jornal de Brasília: A trupe Os Tapetes Contadores de Histórias promove exposição interativa com espetáculos, oficinas e rodas de histórias. A mostra Pé-de-moleque Pede Palavra reúne 18 cenários que servem de apoio à narração de contos populares de origens diversas (Brasil, África, América Latina e Europa) e de autores como Ana Maria Machado, Carlos Drummond de Andrade e Ricardo Azevedo. Há também sessões de histórias, oficinas e rodas de histórias, abertas à participação do público, que poderá narrar seus próprios contos. De 17 de julho a 16 de agosto, diariamente das 9h às 21h (exceto nos horários das apresentações e das oficinas), no Edifício Matriz da Caixa. Informações: www.caixa.gov.br/caixacultural. Para a exposição, entrada gratuita e classificação livre. Confira os horários e a classificação indicativa de cada apresentação. Onde: Átrio dos Vitrais (SBS Qd 4 lote 3/4, Edifício Matriz da Caixa, anexo à Caixa Cultural)
Fonte - Correioweb: Pé-de-moleque pede palavra

Metabrasília
fonte - Jornal de Brasília: Projeto fotográfico autoral de Leonardo Wen que vem sendo desenvolvido desde 2003. São interpretações fotográficas da paisagem urbana de Brasília que busca superar os clichês políticos e arquitetônicos da cidade. Até 1º de agosto, no Instituto Cervantes de Brasília. Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Aos sábados, das 8h às 14h. Entrada franca. Classificação livre. Onde: Instituto Cervantes de Brasília (707/907 Sul)
Fonte - Correioweb: Metabrasília


Latinidades
fonte - Jornal de Brasília: Exposição dos fotógrafos Jorge Codas, Camillo del Cerro e Patricia Gil, dentro do evento Semanas Latinas 2009, realizado pela Casa da Cultura da América Latina da UnB (CAL), Embaixada da Argentina e Embaixada do Paraguai. Até 2 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h45; aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h45, na Sala de Exposições da Biblioteca Central da UnB. Classificação livre. Onde: Sala de Exposições da Biblioteca Central da UnB.
Fonte - Correioweb: Latinidades

Impressões
fonte - Jornal de Brasília: A exposição Impressões – A gravura no acervo do MAB apresenta parte significativa da história da gravura brasileira. Pode ser encontrada na mostra a coleção do Museu de Arte de Brasília, que possui representativo e diversificado painel de estilos e técnicas da arte sobre papel. Até 2 de agosto, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30, no Museu Nacional da República. Entrada franca. Informações: 3325-6410. Classificação livre. Onde: Museu Nacional da República (Esplanada dos Ministérios).

Homens-pássaros
fonte - Jornal de Brasília: Exposição fotográfica do artista francês River Dillon, que nos últimos cinco anos viaja o mundo mostrando o resultado da mistura entre pássaros e homens com adornos indígenas feitos com plumas. Até 3 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Aos sábados e domingos, das 10h às 18h, no Memorial dos Povos Indígenas. Entrada franca. Informações: 3344-1155. Classificação livre. Onde: Memorial dos Povos Indígenas (Eixo Monumental, em frente ao Memorial JK)

Algo em Comum
fonte - Jornal de Brasília: Exposição de mais de 20 esculturas em variadas técnicas dos artistas Ennio Bernardo, Huet Azevedo e Lourenço de Bem. Até 14 de agosto, das 8h às 20h, na Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade. Informações: 3245-1070. Entrada franca. Classificação livre. Onde: Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade (SGAS 915)

Fabulosas Cores Naturais
fonte - Jornal de Brasília: Exposição de têxteis com coes naturais de Fabíola Abreu. São os resultados até de anos de procura e descoberta, superando-se alguns questionamentos sobre o uso de corantes naturais. Até 16 de agosto, diariamente, de 9h às 21h, no Espaço Cultural Renato Russo. Entrada franca. Informações: 3443-1559. Classificação livre. Onde: Espaço Cultural Renato Russo

Conexão Budapeste Brasília – entre a Tradição e a Modernidade e Momentos em Movimento
fonte - Jornal de Brasília: O fotógrafo e bailarino húngaro Tamás Hári expõe suas fotografias nas mostras Conexão Budapeste-Brasília– entre a Tradição e a Modernidade (30 imagens ressaltam aspectos da cultura, arquitetura, paisagem, história e do cotidiano de ambas as cidades tombadas pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade) e Momentos em Movimento (com imagens que têm a dança como tema central). De 27 de julho a 15 de agosto, no Mezanino da Sala Villa Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro. Entrada gratuita. Classificação livre. Onde: Mezanino da Sala Villa Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro
Fonte - Correioweb: Conexão Budapeste-Brasília – entre a Tradição e a Modernidade

A linha e o Sujeito
Fonte - Correioweb: A Linha e o Sujeito: um diálogo com o Acervo CAIXA

Sérgio Telles: A Pintura da Coerência
Fonte - Correioweb: Sergio Telles: A Pintura da Coerência

Foyer: Um Novo Cardume
Fonte - Correioweb: Foyer: um novo cardume

Poesias com Fitas de Cetim - Congado Mineiro
Fonte - Correioweb: Poesias com fitas de cetim - Congado mineiro

Amor e Solidariedade
Fonte - Correioweb: Amor e Solidariedade

Justaposição Polar
Fonte - Correioweb: Justaposição polar

Latinidades
Fonte - Correioweb: Latinidades

Saint-Étinne, Cidade do Design
Fonte - Correioweb: Saint-Étinne, Cidade do Design

Segunda Natureza
Fonte - Correioweb: Segunda Natureza

Fractal Flowes
Fonte - Correioweb: Fractal Flowers

Fabulosa Corantes Naturais
Fonte - Correioweb: Fabulosa Corantes Naturais

Momentos em Movimento
Fonte - Correioweb: Momentos em Movimento

Emoção e Cor
Fonte - Correioweb: Emoção e Cor

Jardim da Alvorada
Fonte - Correioweb: Jardins da Alvorada

A Vida Silvestre no Cerrado
Fonte - Correioweb: A vida silvestre no cerrado

Eternamente Dulcina - Uma Vida Dedicada ao Teatro
Fonte - Correioweb: Eternamente Dulcina – Uma vida dedicada ao teatro

Coletivo Potiguar: Fotografia Contemporânea - Imagens da esquina do Brasil
Fonte - Correioweb: Coletivo Potiguar: Fotografia Contemporânea – Imagens da esquina do Brasil

ROTEIRO - Festas

Dancin' Gate's
Fonte - Jornal de Brasília: Discotecagem com o DJ Marcelo Luiz (rock, pop, MPB, black music e eletrônica). Todos os domingos e terças-feiras, às 22h, no Gate´s Pub. Até as 23h, ingressos a R$ 15 (masculino) e R$ 10 (feminino). Após as 23h, ingressos a R$ 20 (masculino) e R$ 15 (feminino). Não recomendado para menores de 18 anos. Onde: Gate's Pub


Projeto Quintas com U2
Fonte - Jornal de Brasília: Show com a banda U2 Elevation e convidados. Discotecagem com DJ Cláudio Lopes. Todas as quintas-feiras, às 22h, no O´Rilley Irish Pub. Ingressos a R$ 15 (masculino) e R$ 10 (feminino). Não recomendado para menores de 18 anos. Onde: O'Rilley Irish Pub

Criolina
Fonte - Jornal de Brasília: Festa de black music com os DJs Pezão, Barata e convidados diversos. Todas as segundas-feiras, às 22h, no Bar do Calaf. Ingressos a R$ 12 (masculino) e R$ 7 (feminino). Não recomendado para menores de 18 anos. Onde: Bar do Calaf

Brasília Pancadão Clube
Fonte - Tribuna do Brasil (DF): Dia 31/07 (sexta), às 22h, no Arena Futebol Clube ( SCES trecho 2 lotes 24). A festa Brasília Pancadão Clube cruza as fronteiras das definições musicais e aponta sua artilharia sonora para a celebração dos sons graves de todos os estilos. Nessa primeira edição, o Confronto recebe como convidados, e legítimos representantes das baixas frequências a serviço dos movimentos rebolativos. Discotecagem dos Dj´s Sany PitBull, Nego Moçambique e Confronto Sound System. Ingressos: R$ 15. Classificação 18 anos.

Formação de Quadrilha - 3 º Edição
Fonte - Tribuna do Brasil (DF): Dia 01/08, às 22h, na Sociedade Eunice Weaver (909 norte -Asa Norte). Duas pistas, 10 dj´s, barraca do beijo, comidinhas, brincadeiras, correio elegante e touro mecânico. Animação por conta dos Dj´s [andie] e Mya, Bruno Engel, Hiroshima e Nagasaki, Otávio Chamorro, Lirou, Montana, Telma e Selma, Kit Kat e Raven Roxx. Os 100 primeiros pagam $10 e ganham um welcome drink. Ingressos: R$15 com nome na lista ou flyer (válido até 2h) e R$20 depois de 2h ou sem nome na lista ou flyer. Envie seu nome para a lista pelo site: www.vodkablush.com/agenda Classificação 18 anos.

Microfonia. Batalha de Mc’s com Mc Marechal
Fonte - Tribuna do Brasil (DF): Dia 01/08 (sábado), às 22h, no Estacionamento 10 do Parque da Cidade. Discotecagem dos Dj´s A, Batma, Jamaika e Mc Marechal (RJ). Ingressos: R$10 até 1h, R$15 após. Informações: 8173-0523/ 8102-1298. Classificação 18 anos.
Fonte - Correioweb: Microfonia

Qunta Independente
Fonte - Correioweb: Quinta independente - Exótica

Oca Festa
Fonte - Correioweb: Oca Fest

Bellas Donnas
Fonte - Correioweb: Bellas Donnas!

Baladinha
Fonte - Correioweb: Baladinha

Funk in House
Fonte - Correioweb: Funk in House

Di versões
Fonte - Correioweb: Di versões

Dancin' Gate's
Fonte - Correioweb: Dancin' Gate's

The Pool Party
Fonte - Correioweb: The Pool Party

Cult 22 - A Festa
Fonte - Correioweb: Cult 22 - A Festa

Festa Trio 2009
Fonte - Correioweb: Festa Trio 2009

Roteiro - Teatro em Cartaz

Deus e o Diabo no Bar da Esquina
Fonte - Jornal de Brasília: De 04 de junho a 02 de agosto. De quinta a sábado, às 21h e domingo, às 20h. O assassinato de um dos sócios de uma bem sucedida empresa, planejado por seu parceiro, é o ponto de partida de um intrigante encontro entre Deus e o Diabo, os únicos cientes de que o crime acontecerá no bar da esquina. Deus incorpora a vítima, Constantino, e o Diabo incorpora o algoz, Valdemar. A partir daí, inicia-se o embate entre Eles, sobre a possibilidade de se evitar ou não o assassinato. Ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Informações: 3443-0606. Evento não recomendado para menores de 16 anos. Onde: Teatro Goldoni
Fonte - CorreioWeb: Deus e o diabo no bar da esquina

Vida de Circo
Fonte - Jornal de Brasília: De 26 de junho a 16 de agosto. De terça a sexta, às 20h30 e sábados, domingo e feriados, às 16h, 18h30 e 21h. O Grupo Beto Carrero apresenta seu mais recente espetáculo, "Vida de Circo", em que os espectadores são levados a viajar ao lúdico mundo circense, onde tudo é possível, e pela primeira vez apresentando o que se passa nos bastidores do espetáculo, minutos antes do início do show. Ingressos a R$ 150 (camarote, para quatro pessoas), R$ 30 (inteira, central) e R$ 20 (inteira, lateral). Evento livre para todas as idades. Onde: Estacionamento do Estádio Mane Garrincha

Com que roupa?
Fonte - Jornal de Brasília: Aos sábados de julho, agosto e setembro, às 21h. Grupo dos homens dialogam com o público sobre a condição masculina por meio de jogos cênicos e textos pessoais e improvisados. Filosofia, história, psicologia são fontes para a construção da temática e do conteúdo das discussões no grupo e deste com o público. Ingressos a R$ 10. Evento não recomendado para menores de 18 anos. Onde: Cafetina Bar Cultural (SCRN 712 bloco G loja 27)
Fonte - Correioweb: Com que roupa?

Simplesmente eu. Clarice Lispector
Fonte - Jornal de Brasília: De 10 de julho a 2 de agosto. Na primeira semana, de 10 a 12 de julho, sexta-feira e sábado, às 21h; domingo, às 20h. De 16 de julho a 2 de agosto, de quinta-feira a sábado, às 21h; domingo, às 20h. A atriz Beth Goulart apresenta o espetáculo Simplesmente eu. Clarice Lispector. Ingressos a R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia). Evento não recomendado para menores de 12 anos. Onde: Centro Cultural Banco do Brasil
Fonte - CorreioWeb: Simplesmente Eu. Clarice Lispector

Os Saltimbancos
Fonte - Jornal de Brasília: O espetáculo conta a história de quatro animais que são abandonados pelos seus donos. O jumento, o cachorro, a galinha e a gata,seguem, então, numa saga em busca da cidade ideal onde não são proibidos de sonhar e ser felizes. De 11 de julho a 02 de agosto, sábados e domingos, às 17h, no Espaço Cultural Mapati. Ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Classificação livre. Onde: Espaço Cultural Mapati (SHCGN, 707 Bloco K, Nº 05)

De Paetês
Fonte - Correioweb: De Paetês

Educação Sentimento do Vampiro
Fonte - Correioweb: Educação Sentimental do Vampiro

Poupurri - Cláudio Falcão 2
Fonte - Correioweb: Poupurri - Cláudio Falcão 2

Qual o Seu Pedido?
Fonte - Correioweb: Qual o Seu Pedido?

SESI Bonecos
Fonte - Correioweb: SESI Bonecos

Tormentas da Paixão
Fonte - Correioweb: Tormentas da Paixão

Exposição dá a volta ao mundo ao mostrar jogos milenares

Jornal de Brasília
29/07/2009
Elisa Pontes/divulgação/SESC DF
Durante aproximadamente 18 dias, o público do Distrito Federal poderá fazer uma viagem pelos continentes do mundo por meio de jogos milenares. A exposição A Volta ao Mundo em 80 jogos, realizada pelo SESC-DF, em parceria com o Senado Cultural, será montada no Salão Negro do Senado Federal e estará aberta a visitações de domingo a domingo, das 9h às 17h, no períoido de 14 a 31 de julho. A entrada é gratuita.

A exposição apresenta jogos de tabuleiro dos cinco continentes, entre os conhecidos do público e os raros, que trarão suas origens e curiosidades. As atrações remontam e resgatam a história de jogos tradicionais, de culturas milenares. O objetivo é trazer à memória e levar ao conhecimento dos participantes essas atividades de forma lúdica, pedagógica e interativa.

Um dos jogos presente na exposição O Jogo da Onça é originário do continente Americano e era utilizado por índios que povoavam o território nacional, antes mesmo da chegada dos portugueses. Além da mostra, serão ministradas oficinas. Durante as aulas, os participantes poderão confeccionar jogos e aprender um pouco mais sobre a história de cada um deles.

Inscrições para a 7ª edição do Prêmio SESC de Literatura estão abertas

Jornal de Brasília
29/07/2009

A 7ª Edição do Prêmio SESC de Literatura, promovido pelo Departamento Nacional do SESC, está com as inscrições abertas até 30 de setembro, para as categorias romance e coletânea de contos. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.sesc.com.br e na biblioteca do SESC 504 Sul. O participante deverá preencher a ficha de inscrição e entregar em qualquer unidade do SESC-DF, juntamente com cópias da obra inscrita.

Em 2008, participaram do concurso 457 escritores, sendo 199 romancistas e 258 contistas. Consagraram-se vencedores Marcio Ribeiro Leite (BA), com o romance O Momento Mágico, e Sérgio Leo de Almeida (DF), com o livro de contos Mentiras do Rio.

As obras vencedoras foram lançadas na Academia Brasileira de Letras, no dia 29 de junho de 2009 e na Festa Literária de Parati, no dia 4 de julho de 2009. Cada título terá uma tiragem inicial de quatro mil exemplares, que serão comercializados e distribuídos pela editora Record, bem como inseridos nos acervos das bibliotecas e salas de leitura do SESC em todo o país.

Desde seu lançamento até 2008, o Prêmio SESC de Literatura já recebeu e analisou 2674 obras de escritores inéditos, revelando romancistas como Marco Aurélio Cremasco, Eugênia Zerbini, André de Leones, Wesley Peres, Sérgio Guimarães e Márcio Ribeiro Leite; e os contistas: Lúcia Bettencourt, Nereu Afonso da Silva, Maurício de Almeida e Sérgio Leo de A. Pereira.


SESC-DF

Empresa transformará cabelo de Michael Jackson em diamante

Jornal de Brasília
30/07/2009

Uma empresa de Chicago especializada em transformar cabelo humano em pedras preciosas planeja fabricar 10 diamantes de meio quilate com uma mecha de Michael Jackson, informou nesta quarta-feira (29) a edição digital do jornal Chicago Tribune.

A empresa, chamada LifeGem, obteve a mecha do produtor de um anúncio de Pepsi, o qual o cantor gravou em 1984.

O produtor conservou os fios durante 25 anos, após apagar com um extintor parte do cabelo de Michael, que ficou queimado em um acidente nas gravações.

Michael é o segundo ícone da música cujos cabelos se transformam em diamantes nos laboratórios de LifeGem, firma que há alguns anos encarregou uma colecionadora de encontrar mechas de Ludwig van Beethoven para fabricar pedras a partir delas.

O diretor-executivo da empresa, Greg Herro, disse que os diamantes feitos a partir do cabelo de Beethoven foram vendidos no eBay por US$ 200 mil.

As gemas fabricadas com a mecha de Michael serão vendidas de forma privada, segundo Herro, que assegura estar recebendo ofertas de todos os cantos do planeta.

No entanto, a empresa reservará um dos diamantes para dar de presente aos filhos do astro "como um tributo a seu pai", segundo seu diretor-executivo.

Para transformar as mechas em diamantes, a empresa patenteou um processo que consiste em elevar a temperatura do cabelo cerca de 3 mil graus Celsius para reduzi-lo a carvão e depois cristalizá-lo.

Agência EFE

Cultura nas Cidades comemora sucesso da iniciativa

Jornal de Brasília
30/07/2009

Em pouco mais de três meses, o projeto Cultura nas Cidades trouxe para o Distrito Federal várias atividades artísticas e diversificada programação cultural. Foram nove atrações musicais com repercussão nacional e mais de 500 artistas locais contratados em todas as cidades do DF, entre músicos, palhaços, contadores de histórias, grupos de cultura popular, teatro, escolas de samba, entre outros.

Criado para valorizar o artista local e descentralizar a cultura do DF, o projeto teve a sua primeira edição no dia 18 de abril se estendendo até o dia 19. Nessas nove edições que já aconteceram, cerca de 50 mil pessoas prestigiaram o projeto. O carteiro Aderlan Bruno esteve no evento de Sobradinho II e afirma ter gostado muito do que viu. "Adorei os shows. Nunca tive a oportunidade de ver uma apresentação do grupo Fundo de Quintal, mesmo gostando muito deles. E de repente, eles vieram aqui, no portão da minha casa. Muito boa a iniciativa", afirma. Opinião compartilhada pela estudante Jéssica Carvalho, 18 anos, que participou empolgada dos dois dias de shows na Torre de TV. "É importante dar espaço para quem é daqui. Brasília não é apenas a capital do Rock, mas uma cidade onde se escuta de tudo. Não vejo a hora do programa chegar ao Gama, cidade onde moro", diz.

Os artistas também estão satisfeitos com os resultados alcançados. "A Secretaria de Cultura está de parabéns. É muito importante que as bandas da cidade tenham um espaço como o palco que tivemos para nos apresentar. São poucas as pessoas que tem a oportunidade de subir em uma estrutura profissional", explica Rubens Leite, vocalista da banda Na Lata. Luiz Kafa, vocalista da Brazilian Blues Band, diz que "o Cultura nas Cidades vem democratizando a Cultura em Brasília. Há muito tempo a classe artística esperava uma proposta como esta para mostrar seu trabalho. É um grande passo que deve durar mais que um governo". Até mesmo os artistas que já têm uma carreira forte e consolidada gostaram de participar do projeto. "Nascemos de um festival. Existe muita gente boa que só precisa ser descoberta. Quando o Estado incentiva a cultura fica mais fácil para todo mundo. É importante que nesse contato com a cultura o público descubra que, mais que assistir a um show, trata-se de uma oportunidade de reflexão, para fazer o bem e ser feliz," afirmou o vocalista do Fala Mansa, Tato.

De acordo com o Subsecretário de Mobilização e Eventos, Gerson de Lima, o segredo para o sucesso do projeto está na equipe de pessoas que trabalham duro todos os finais de semana, e na vontade de fazer dar certo. "Trabalhamos muito para que o projeto ficasse bem amarrado e agora o artista local tem vez", conta. Fazendo um balanço destes três meses, o subsecretário avalia como sendo positivo o saldo até o momento, já que o objetivo principal, que era a descentralização da cultura e a valorização do artista de Brasília, está sendo cumprido. E completa dizendo que: "O projeto está sendo muito mais benéfico do que no início. Com a proposta de realizarmos enquetes para que a própria população decida quem sobe aos palcos, estamos analisando quem são os artistas que tem maior identidade com o público de Brasília para que sejam convidados para se apresentar nos 50 anos. Acaba sendo uma espécie de audição", concluiu.

Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal

Festival busca novos talentos em Brasília

Tribuna do Brasil (DF)
30/07/2009

Estão abertas as inscrições para o Festival de Música Candango Cantador, um projeto de música brasiliense feito para músicos do Distrito Federal. O Festival será realizado por meio de quatro etapas competitivas que irão percorrer, no formato dos grandes festivais de música brasileira, quatro Regiões Administrativas do DF.

Para participar, basta ser morador do DF há, pelo menos, dois anos. Não há restrições quanto a gênero musical. Toda a diversidade da produção musical brasiliense está convidada a participar do processo de seleção.

Para se apresentar em cada uma das cidades, serão selecionados 15 artistas que apresentarão seu trabalho para o júri e comunidade. Em cada um dos três primeiros eventos competitivos se classificarão quatro competidores para participar da Grande Final, a ser realizada no Plano Piloto, em 5 de setembro.

O primeiro colocado do festival receberá um prêmio no valor de R$ 10 mil (dez mil reais), terá participação no CD Festival de Música Candango Cantador e presença garantida no projeto Cultura e Outras Prosas, a ser realizado entre setembro e dezembro deste ano.
Os prêmios para o segundo e terceiro colocados são de R$ 6 mil (seis mil reais) e de R$ 4 mil (quatro mil reais), respectivamente. Ambos também com a participação no CD do festival e participação no Cultura e Outras Prosas, que foi sucesso em sete cidades do DF em sua primeira edição, realizada em 2008. Os três classificados em cada cidade para a grande final também recebem uma ajuda de custo no valor de R$ 800.

INSCRIÇÃO E REGULAMENTO
As inscrições para o festival podem ser feitas na internet por meio do site www.candangocantador.com.br até o dia 21 de agosto de 2009.

O participante deverá levar o material que será avaliado pela banca julgadora e efetuar o pagamento no valor de R$ 20 nos pontos de validação de inscrições.
Todas as regras para a participação do festival, locais de pagamento e validação de inscrições estão disponíveis no site.

Vida dedicada aos palcos

Tribuna do Brasil (DF)
30/07/2009

Mostra homenageia uma das grandes damas do teatro brasileiro

Uma homenagem mais do que justa acontece de amanhã a 30 de agosto para a atriz, diretora, produtora, educadora, e modernizadora, Dulcina de Moraes. A exposição “Eternamente Dulcina – Uma vida dedicada ao teatro” enaltece uma das grandes damas do teatro, que criou em Brasília o Teatro Dulcina, na década de 1970, e fundou a primeira faculdade de artes efetivamente autorizada e reconhecida no país.

Com curadoria do designer Nando Cosac, “Eternamente Dulcina – Uma vida dedicada ao teatro” apresenta fotos da carreira da artista, fotos pessoais e muitas peças dos figurinos que serviram como modelo para o público feminino. Dulcina de Moraes deu vida a personagens que a celebrizaram como Cleópatra (de Bernard Shaw), Sadie Thompson (de John Colton e Clemence Randolph) ou Madame Vidal (de Louis Verneuil).

Sua máscara cênica, sua face de uma beleza rara, sua elegância, a exigência diante das falas, o diálogo com o passado e sua pertinaz dedicação ao futuro se sobressaem na exposição montada especialmente para lembrar os 100 anos de nascimento da atriz. Empreendedora das artes cênicas, Dulcina criou estabelecimentos importantes como a Fundação Nacional de Teatro, em 1950, uma das primeiras escolas de formação e que serviu de inspiração para várias gerações de atores como Bibi Ferreira, Sérgio Viotti e Marília Pêra.

Fernanda Montenegro a reverenciou. Marília Pêra reconhece sua grandeza ao dizer: “Vi Dulcina dirigindo peças, sugerindo ideias, ensinando e seduzindo os atores com sua graça incomparável, sua boca vermelha, suas mãos expressivas e generosas”.

A trajetória de Dulcina está registrada em detalhes no livro “Dulcina e o teatro de seu tempo”, de Sérgio Viotti, também autor de “O Melhor dos Pecados”, peça escrita especialmente para atriz comemorar seu retorno aos palcos do Rio de Janeiro depois de sua mudança para a capital do país. “Os que viram Dulcina no palco dão-se conta do privilégio que foi aplaudir esta atriz personalíssima. O palco não tinha segredos para ela. Como se diz nos bastidores, ela sabia tudo de teatro. E não seria nenhum excesso de admiração dizer que Dulcina era o teatro”, afirma Viotti.

Trajetória

Nascida em Valença, cidade do interior do Rio de Janeiro, Dulcina de Moraes pertencia a uma família de artistas mambembes e participava de espetáculos organizados por seus pais (Conhita e Átila de Moraes). Assinou o primeiro contrato aos 17 anos, com a Companhia Brasileira de Comédia, de Viriato Correia, e, logo depois, entrou para o grupo teatral do ator Leopoldo Froes, referência na época. Em 1934, fundou com o marido, o ator Odilon Azevedo, a Companhia Dulcina-Odilon.

No final dos anos 50, investiu na criação da Fundação Brasileira de Teatro (FBT), que realiza cursos e espetáculos. Em 1972, transferiu-se com sua fundação para a capital federal. Dulcina só retornou ao palco carioca em 1981, a convite de Bibi Ferreira, que a dirigiu em “O Melhor dos Pecados”, de Sérgio Viotti, escrito especialmente para a atriz.

O espetáculo se inicia com uma citação de Chuva: ao se apagarem as luzes, ouve-se a gargalhada da atriz na coxia - o que faz o público, na estreia, ovacionar vivamente, em sinal de reconhecimento. Após ficar viúva em 1972, mudou-se para Brasília, onde morou até morrer.
A mostra já foi realizada no Rio de Janeiro, estado natural da artista, no mês de seu nascimento (fevereiro), e será finalizada em Brasília, cidade que escolheu para viver, encerrando-se no mês de sua morte, que ocorreu em 29 de agosto de 1996.

Exposição “Eternamente Dulcina Uma vida dedicada ao teatro”
De 31 de julho a 30 de agosto,
das 9 às 21h
Caixa Cultural Brasília –
Galeria Principal
SBS Qd 4 lote 3 / 4, anexo
Matriz da Caixa
Classificação livre
Entrada Franca.




Fonte : Tribuna do Brasil
Data : 30 de julho de 2009

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Baile Brega & Chique

CIRCUITO DE BAILES BSB DANÇA
divulgação

Baile de Dança de Salão

Dia 25/07 (sábado), a partir das 22h
maiores informações: http://www.estiloedanca.com.br/


Encontro Nacional de Dança de Salão de Brasília

Do site:

divulgação
O CONGRESSO

Criado com o intuito de integrar e promover a dança de salão em Brasília além de proporcionar o encontro entre pessoas que se empenham em fazer da dança um instrumento de descoberta e aprendizagem, estimulando a criatividade, visando sua prática e ensino.
O primeiro encontro acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de agosto, e contará com workshops, palestras, amostras de coreografias, espetáculos e dois grandes bailes. As atividades serão destinadas a admiradores, amadores, profissionais da dança, alunos de todos os níveis, artistas e pesquisadores.

O evento contará com uma equipe de professores experientes e congressistas de diversos locais do Brasil como: MG, RS, BA, SP, RJ, GO, MA e DF, tendo assim um maior leque de conhecimentos e podendo mostrar a diversidade da dança no Brasil.

A dança faz bem ao corpo e a mente. Eleva a auto-estima, ajuda à manutenção e recuperação da forma física, além de estimular o relacionamento interpessoal. A dança enfatiza a sensibilidade de pensar, agir, sentir e aprender uma nova forma de viver, estimula o autoconhecimento e inibe a timidez. Não há restrições físicas nem faixa etária. Trabalha a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, desenvolve a musculatura corporal de forma integrada e natural, permite a melhora na auto-estima, como dito anteriormente, e quebra bloqueios psicológicos.

Equipe Bsb Dança.

I Festival de Tango de Brasília

do Site http://www.festivaldetangobsb.com.br/


Michel Gomes, juntamente com profissionais de tango, convida você a participar do I Festival de Tango de Brasília entre os dias 16 a 18 de outubro de 2009.


Nesses 3 dias Brasília se tornará a capital do tango. As aulas de tango e outros ritmos serão ministradas pelos melhores professores do Brasil e do mundo. Além disso tudo, haverá bailes e apresentações.


Oficina de Competição de Improviso

COMPAREÇAM, TRAGAM OS AMIGOS E AJUDEM A DIVULGAR. VALE A PENA!
divulgação

Duração prevista:150 minutos
Início previsto: 23 de Julho de 2009
Período Previsto: Quinta-feira
Horário Previsto: 19h às 21h30
Taxa de inscrição: 3Kg de alimentos não perecíveis
Endereço: SDS Venâncio III - Lote T - Sala 52-(CONIC). * Em cima da Biblioteca Salomão Malina *
Fone: (61)3323-6388 FAX: (61)3226-9756

Link de demonstração http://www.youtube.com/watch?v=1MvJATaFlJE

Oficina de improviso
Competição de improviso, match de improviso, teatro de improviso ou esporte de improviso são todos formatos muito parecidos: Competição entre grupos tendo como tema algum tipo de improviso. Para melhor efeito buscam-se técnicas de cena ou técnicas teatrais.

Visto como esporte ou cultura é muito mais esporte & cultura em situações que acabam lidando com o cotidiano e o inconsciente das pessoas, trazidos à cena pelo desafio de improvisar.

Os eventos de competição são antes de tudo saudáveis e divertidos e vêem ganhando cada vez mais espaço como atividade lúdica. Por ser uma ação aberta e acessível a todos e todas vem empolgando as platéias.

Esta oficina acontecerá com o intuito de trazer um conjunto de idéias e propostas que envolvem a Competição de Improviso. Será apresentado por uma jovem atriz carioca, Anaterra Oliveira, do Grupo Cultural Cochicho na Coxia que vem divulgando este tipo de competição. O número de vagas é limitado.

Os alimentos deverão ser entregue no dia do workshop.

Observação:
Este curso não é reconhecido pelo MEC, mas a Fundação Astrojildo Pereira esta trabalhando de forma que os próximos cursos sejam reconhecido pelo MEC e pela CNPQ.

Agenda Cultural - TEATRO

Do Site da Secretaria de Cultura do DF
24/07/2009

24/07/2009
Às 21h, apresentação da comédia As Monalisas, na Sala Multiuso, no Espaço Cultural Renato Russo - 508 Sul. O espetáculo aborda a dificuldade que dois artistas homossexuais encontram no dia até concretizarem seus projetos. Realização: Grupo Teatral Mais Companhia em comemoração aos 10 anos de existência. Ingressos R$20,00 a inteira e R$10,00 a meia. Informações: Camila 8112-6126.


25/07/2009
Às 21h, apresentação da comédia Os difamantes, na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro, Setor Cultural Norte. Direção de Ernesto Piccolo, texto de Martha Mendonça e Nelito Fenandes. No elenco, Emílio Orciollo Netto e Maria Clara Gueiros. Classificação indicativa: 12 anos. Ingressos a venda na bilheteria do teatro das 12h às 20h. Valores: R$ 70 reais (inteira) e R$ 35 reais (meia). Informações: 3325-6256 e 8403-4800.


25/07/2009
21h, apresentação da comédia O Segredo para o Sucesso, espetáculo com cinco esquetes, em um único ato, a partir da literatura de auto-ajuda que conduz a platéia ao riso, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro, Setor Cultural Norte. Classificação indicativa: 14 anos. Ingressos à venda na bilheteria do teatro, das 12h às 20h. Valores: R$ 40 reais (inteira) e R$ 20 reais (meia). Informações: 3325-6256 e 9312-0678.


25/07/2009
Às 21h, apresentação da comédia As Monalisas, na Sala Multiuso, no Espaço Cultural Renato Russo - 508 Sul. O espetáculo aborda a dificuldade que dois artistas homossexuais encontram no dia até concretizarem seus projetos. Realização: Grupo Teatral Mais Companhia em comemoração aos 10 anos de existência. Ingressos R$20,00 a inteira e R$10,00 a meia. Informações: Camila 8112-6126.


26/07/2009
Às 20h, apresentação da comédia Os difamantes, na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro, Setor Cultural Norte. Direção de Ernesto Piccolo, texto de Martha Mendonça e Nelito Fenandes. No elenco, Emílio Orciollo Netto e Maria Clara Gueiros. Classificação indicativa: 12 anos. Ingressos a venda na bilheteria do teatro das 12h às 20h. Valores: R$ 70 reais (inteira) e R$ 35 reais (meia). Informações: 3325-6256 e 8403-4800.

26/07/2009
20h, apresentação da comédia O Segredo para o Sucesso, espetáculo com cinco esquetes, em um único ato, a partir da literatura de auto-ajuda que conduz a platéia ao riso, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro, Setor Cultural Norte. Classificação indicativa: 14 anos. Ingressos à venda na bilheteria do teatro, das 12h às 20h. Valores: R$ 40 reais (inteira) e R$ 20 reais (meia). Informações: 3325-6256 e 9312-0678.

26/07/2009
Às 20h, apresentação da comédia As Monalisas, na Sala Multiuso, no Espaço Cultural Renato Russo - 508 Sul. O espetáculo aborda a dificuldade que dois artistas homossexuais encontram no dia até concretizarem seus projetos. Realização: Grupo Teatral Mais Companhia em comemoração aos 10 anos de existência. Ingressos R$20,00 a inteira e R$10,00 a meia. Informações: Camila 8112-6126.

29/07/2009
21h, apresentação do espetáculo teatral de improviso Qual o seu pedido?, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro, Setor Cultural Norte.Classificação indicativa: 14 anos. Ingressos à venda na bilheteria do teatro, das 12h às 20h. Valores: R$ 30 reais (inteira) e R$ 15 reais (meia). Informações: 3325-6256.