terça-feira, 2 de junho de 2009

Público vira torcida e participa do espetáculo

Tribuna do Brasil (DF)
02/06/2009
Divulgação

Peça “Jogando no Quintal” estreia em Brasília no próximo fim de semana
O espetáculo de improviso “Jogando no Quintal” estreia turnê nacional em Brasília, próximo fim de semana, no Teatro dos Bancários. Inteligente e divertida, a atração é baseada na estrutura de um jogo de futebol, onde os palhaços - atletas do elenco criam cenas na hora, a partir de temas sugeridos pelo público, que também atua elegendo as melhores improvisações.
Para levar as pessoas a terem a mesma sensação de descontração, alegria e espontaneidade que o jogo proporciona, a opção foi abandonar o espaço cênico convencional e levar a plateia para o lugar de origem das primeiras brincadeiras do grupo: o quintal.
No “Jogando no Quintal”, a participação do torcedor é fundamental. O público participa ativamente, fazendo a “Hola”, incentivando o seu time e gargalhando à vontade. Quanto mais animada a plateia, mais quente a partida.
Cabe ao juiz e aos atletas criarem essa atmosfera desde o momento em que o público entra no estádio. Para manter a plateia aquecida, os palhaços recebem os torcedores com uma surpresa bem brasileira. Além do ritmo da partida, um dos torcedores é escolhido para ser o “plaqueiro” do jogo. É ele que assume a grande responsabilidade de marcar cada ponto conquistado ao longo da partida. O espetáculo é um misto de improvisação e interação.
Alguns espectadores têm ainda que exercer funções fundamentais para o andamento do jogo: são os capitães de cada time, sendo eleitos pelos próprios palhaços que os escolhem com uma simpática homenagem. Os capitães podem ser convocados pelo juiz para responder pelo time no caso de uma jogada controversa. Se após consultar a torcida, o juiz ainda ficar em dúvida sobre o time vencedor, os capitães são chamados pelo árbitro para desempatar a rodada.
Com juiz e hino, o jogo é disputado por dois times de três palhaços-atletas cada, acompanhado por uma banda de música que cria sons e melodias ao vivo. Os palhaços improvisam cenas a partir de temas sugeridos pelo público. Cada rodada é diferente e tem um desafio novo para os palhaços: improvisar uma cena em dez segundos, criar uma história, o jogo das letras e muito mais. Ao final de cada rodada, o próprio público/torcida vota no time que fez a melhor improvisação. Cada vitória vale um ponto e, assim, o placar vai sendo construído.


SUCESSO DE PÚBLICO
Há sete anos em cartaz em São Paulo, a atração já foi vista por mais de 180 mil pessoas e permanece como um dos três únicos espetáculos da cidade com 100% de lotação. O “Jogando no Quintal” foi criado em 2001, pelos palhaços César Gouvêa (Cizar Parker) e Marcio Ballas (João Grandão), com a ideia de unir em um único espetáculo a suas grandes paixões: o palhaço e a improvisação. Para isto utilizaram o quintal da casa de César.

Atraídos pela possibilidade de se pesquisar algo novo e interessante nessa linguagem, palhaços com bastante experiência profissional foram aos poucos se juntando à dupla. No início de 2008, os integrantes do “Jogando no Quintal” foram campeões mundiais de improviso no Mundial de Match de Improvisação, que fez parte do XI Festival Ibero Americano de teatro de Bogotá, na Colômbia, derrotando as equipes da Argentina, Espanha e Colômbia, a dona da casa, em votação decidida pelo público.

Jogando no Quintal

Dias 06, às 21h e 07, às 19h
Teatro dos Bancários
Ingressos R$ 30,00 e R$ 15,00
Classificação livre


Fonte : Tribuna do Brasil
Data : 02 de junho de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário