terça-feira, 2 de junho de 2009

Abel Rocha rege a OSTNCS

Do Site da Secretaria de Cultura do Distrito Federal
02/06/2009

Na foto, o solista André Távora
O maestro Abel Rocha é o regente convidado da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) desta terça-feira (02), às 20h, na sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. O concerto, que terá sinfonias de Felix Mendelssohn, Igor Stravinsky, Darius Milhaud, Francis Poulenc, Gripper Ripper e Heitor Villa-Lobos conta ainda com a participação do solista André Távora.

Em 20 anos de carreira, Abel Rocha atua como regente e diretor musical em muitas óperas, balés e concertos sinfônicos frente às mais importantes orquestras do país. Desenvolve extensa carreira como diretor musical e arranjador para espetáculos teatrais, shows e gravações. Doutor em Música pela Unicamp, fez mestrado em Regência de Ópera junto à Opernschule da Robert-Schumann Musikhochschule (Düsseldorf, Alemanha). Após seu retorno ao Brasil, foi responsável pela regência e direção musical das óperas 'Il Combattimento de Tancredi e Clorinda', 'Le Nozze de Figaro', 'Il Barbieri di Seviglia', 'Ïl Ballo delle Ingrate', 'Carmen', 'Butterfly', 'L'Elisir d'Amore', 'Gianni Schicchi', 'Voz Humana' e de duas montagens diferentes de 'A Flauta Mágica'.

Nos últimos anos esteve à frente das Orquestras Sinfonica Brasileira, OSPA, Sinfônica de Brasília, Camerata de Curitiba, Sinfônica do Estado de São Paulo, Sinfônica de Santos, Sinfônica de Ribeirão Preto, Sinfônica Paulista, Experimental de Repertório, Orquestra Jazz Sinfônica, Sinfônica do Paraná, Sinfônica de Londrina e Sinfônica da Bahia. Com intensa atividade didática, é professor de regência da Faculdade de Música da UniFIAM/FAAM, além de ministrar aulas e workshops regularmente em festivais e cursos de férias.

Dentre os prêmios recebidos destacam-se: 'Melhor Regente Coral' nos anos de 1987 e 1995, e 'Melhor Conjunto Coral' em 2003, outorgados pela APCA e o 1º lugar no 'VIII Concurso Nacional de Corais do Rio de Janeiro -1982'. Desde 2004 é Diretor Artístico e Regente Titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, e dirige o Collegium Musicum de São Paulo desde 1983.

A outra atração da noite, o solista André Távora, especializou-se em Práticas Interpretativas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob orientação da Professora Doutora Myrian Dauelsberg. Integrou o corpo artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, de 2002 a 2007 e recebeu bolsas de estudo para as Universidades de Portland e Wyoming nos Estados Unidos, onde também se aperfeiçoou em canto, regência e co-repetição. Além disso, foi bolsista por três anos consecutivos no Festival de Inverno de Campos do Jordão, onde teve a oportunidade de participar de Máster Classes com os professores: Caio Pagano, Yara Bernette, Antônio Guedes Barbosa e Dasy de Lucca.

Ganhador de inúmeros prêmios em concursos de piano, como o 3º Concurso Franz Liszt no Teatro Municipal de Niterói, Concurso Nacional de Piano Juscelino Kubitcheck em Brasília, Concurso Nacional de Piano da cidade de Goiânia, Concurso PROMON em São Paulo, é apontado pela crítica nacional como um dos maiores talentos da atualidade e, recentemente, foi premiado no Concurso Internacional de piano de Lamezzia Terme, na Itália. Tem realizado recitais e concertos em alguns dos mais importantes Teatros, Salas e Centro Culturais do país.

O concerto da Orquestra Sinfônica será amanhã, 02 de junho, às 20h, na sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. A entrada é franca mediante retirada de ingressos na bilheteria, até o limite de lotação da sala.

PROGRAME-SE: Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional. Terça-Feira (02), às 20h, na sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. Regente convidado: Abel Rocha. Solista: André Távora. Entrada franca mediante retirada de ingressos na bilheteria, até o limite de lotação da sala. Classificação indicativa: 12 anos. Informações: 3325-6232.

Programa

Felix Mendelssohn

Abertura para sopros opus 24

Igor Stravinsky

Sinfonia para Sopros

Darius Milhaud

Sinfoniade câmara nº 5 opus 75

Francis Poulenc

Aubade

Gripper Ripper

Variações Acadêmicas

Heitor Villa-Lobos

Fantasia em forma de Choros

Regência: Abel Rocha

Solista: André Távora

Nenhum comentário:

Postar um comentário