terça-feira, 2 de junho de 2009

Assinatura do programa Mais Cultura

Do Site da Secretaria de Cultura do Distrito Federal
02/06/2009
Nesta segunda (1º de junho), o secretário de Cultura, Silvestre Gorgulho, e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, assinaram o acordo de cooperação do programa 'Mais Cultura'. O projeto destina R$ 2,5 milhões para investimentos no setor, além da criação de 21 Pontos de Cultura nas Regiões Administrativas do DF.

Na ocasião, realizada no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), o governador José Roberto Arruda outorgou a medalha "Ordem do Mérito Brasília" ao ministro.

O governador José Roberto Arruda comemorou mais este avanço para a área cultural. “É um projeto ótimo. É mais um instrumento de divulgação da cultura para todas as cidades de Brasília”, destacou Arruda.

O ministro Juca Ferreira ressaltou a importância da parceria entre o governo federal e o GDF. “O Ministério da Cultura e o GDF, por meio da Secretaria de Cultura, tem conquistado avanços importantes. O ‘Mais Cultura’ é apenas mais um passo a frente em nossas parcerias”, disse.

O secretário de Cultura, Silvestre Gorgulho, comemorou a assinatura do convênio. “A Secretaria tem trabalhado no intuito de democratizar o acesso de toda a população do DF à Cultura. Já demos passos importantes como a Lei do FAC, agora implantamos o projeto ‘Cultura nas Cidades’, que no último fim de semana reuniu mais de 10 mil pessoas na Fercal. Estamos muito satisfeitos com os avanço. Esperamos fazer ainda muito mais”, concluiu.

Lançado no dia 4 de outubro de 2007, o programa se tornou a marca do reconhecimento da cultura como necessidade básica e direito de todos os brasileiros, tanto quanto a alimentação, a saúde, a moradia, a educação e o voto.

A partir deste Programa, o Governo Federal incorporou a cultura como vetor importante para o desenvolvimento do país, incluindo-a na Agenda Social - política estratégica de estado para reduzir a pobreza e a desigualdade social.

Essa é, portanto, uma das mais importantes conquistas do Ministério da Cultura e de todos os brasileiros - um programa pautado na integração e inclusão de todos segmentos sociais, na valorização da diversidade e do diálogo com os múltiplos contextos da sociedade brasileira.

Na perspectiva de cooperação, articulação e integração, o Ministério da Cultura estabelece parceria com ministérios, bancos públicos, organismos internacionais e instituições da sociedade civil, e assina acordos com governos estaduais e municipais para a implementação das ações do 'Mais Cultura'. O GDF não ficará de fora. A partir de segunda-feira, será o mais novo parceiro do programa, que se estrutura em três dimensões articuladas entre si: Cultura e Cidadania, Cultura e Cidades e Cultura e Economia.

Todas as ações do 'Mais Cultura' buscam a ampla participação da sociedade civil e dos poderes públicos. Podem participar municípios, estados, pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito público ou privado, sem fins lucrativos, que sejam de natureza cultural, como associações, sindicatos, cooperativas, fundações, escolas caracterizadas como comunitárias e suas associações de pais e mestres, ou organizações tituladas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) e Organizações Sociais (OS), com atuação comprovada na área cultural há pelo menos dois anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário