quarta-feira, 3 de junho de 2009

Os Pampas gaúcho no Planalto Central

Tribuna do Brasil (DF)
03/06/2009

Tradicional feira chega a sua 17ª edição no Parque da Cidade

No Brasil, a região dos Pampas costuma ser associada à imagem de grandes campos, pouco habitados e sacudidos pelo vento. Agora, a principal feira de artigos gaúchos realizada fora do Rio Grande do Sul vai provar que os Pampas são muito mais do que isso. A região que abriga, entre outras coisas, cerca de 400 espécies de aves, 90 de mamíferos e 20 municípios é a grande homenageada da 17ª edição da Expotchê, que começa nesta sexta-feira e vai até 14 de junho, no Parque da Cidade. Participarão da feira dez municípios dos Pampas, trazendo sua produção gastronômica, artesanal e cultural.
Melhor feira do gênero (Prêmio Top of Mind 2006 e 2007) e melhor evento regional do país (Prêmio Caio em 2005, 2006 e 2007) são alguns dos títulos que a Expotchê coleciona ao longo dos anos. Realizado desde 1992, o evento é celebrado tanto pelos cerca de 200 mil gaúchos que vivem na região quanto pela população em geral, por sempre oferecer atrações culturais (shows, encontros com escritores e apresentações de grupos folclóricos), gastronômicas (comidas e bebidas típicas do Rio Grande do Sul), de artesanato e moda.
Este ano o encontro promete muitas novidades. Para começar, uma Escola do Chimarrão e o famoso Churrasco de Chão irão demonstrar ao espectador de Brasília alguns dos hábitos tradicionais dos Pampas. Uma réplica de uma típica fazenda crioula-gaúcha será montada no pavilhão com vários animais característicos da região. O local ainda terá vários cenários temáticos que refletem a arquitetura, a cultura, a vegetação, e outras peculiaridades do pampa gaúcho.
Outro destaque será a participação dos artesãos dos Pampas. Os dez municípios confirmados para a feira trarão artesanato, muitos deles produzidos na hora, durante a realização do evento. São peças de artesanato em lã, couro, madeira, chifre, peças de vestuário (chalés, ponchos, palas, huandas), objetos de decoração e até utensílios domésticos. Belíssimos trabalhos em madeira e lã pura, como aqueles produzidos pelo projeto Lã Pura do Sul, desenvolvido na cidade de Aceguá, a partir do programa Talentos do Brasil, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Haverá ainda uma praça especialmente montada para a comercialização de produtos típicos da região. No local, batizado de Praça Colonial, será possível se deliciar com doces, balas, biscoitos, queijos, salames, licores, chopp de vinho e outros produtos de produção artesanal.

Música
Dentre as atrações musicais, surpresas como o grupo Tchê Guri (que mescla forró e ritmos tradicionais gaúchos) e a confirmação do sucesso da banda Nenhum de Nós (que atrai milhares de fãs a cada apresentação). Durante a feira será realizado também o I Festival de Música Pampa e Cerrado, trazendo atrações como o grande cantor e compositor Renato Teixeira, o cantor e repentista Volmir Martins, o violonista Lucio Yanel (radicado no Brasil), o acordeonista Carlos Borges e a dupla Márcio Texano e Gabriel. Os shows acontecerão diariamente, a partir das 21h.
Quem for conferir as delícias da feira precisa de tempo e disposição, pois a organização da festa promete inúmeras atrações. Em destaque estão a Escola de Chimarrão, Praça do Café, Galpão Crioulo, Mostra Literária, Apresentação de Danças Típicas, Espaço Gastronômico, Praça do Pão, Praça do Vinho, Praça do Chocolate, Brinquedoteca e Praça Colonial, além de shows que acontecem todos os dias, a partir das 21h.


PROGRAMAÇÃO MUSICAL
Dia 5/6, sexta-feira: Tchê Guri
Dia 9/6, terça-feira: Nenhum de Nós
Dia 11/06, quinta-feira: Lucio Yanel e Luís Carlos Borges
Dia 12/06, sexta-feira: Márcio Texano
& Gabriel
Dia 13/06, sábado: Volmir Martins & Renato Teixeira

17ª EXPOTCHÊ
EXPOBRASÍLIA – Pavilhão A - Parque da Cidade

Data: de 5 a 14 de junho de 2009
Horário: de segunda a sexta, das 16h às 23h; sábados e domingos, das 11h às 23h
Ingressos: R$12,00 (inteira) e R$6,00 (meia)
Planejamento, organização, montagem, comercialização e mídia da feira: responsabilidade da Rome Feiras e Promoções


Fonte : Tribuna do Brasil
Data : 03 de junho de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário