quarta-feira, 3 de junho de 2009

DJ Quizzik participa da última apresentação da peça Admirável - só para selvagens

Jornal de Brasília
01/06/2009

Anna Beatriz Lisbôa
da redação do Clicabrasilia

A última apresentação da peça "Admirável - só para selvagens" acontece nesta terça-feira (2). O espetáculo é dirigido por Miriam Virna e conta com a participação do ator e bailarino Alessandro Brandão.

A história é adaptada da obra "Admirável mundo novo", de Aldous Huxley, conservando seu tom niilista e o conceito do Soma, uma espécie de droga da felicidade, consumida para trazer bem-estar aos cidadãos da Nova Ordem Mundial. Na montagem de Virna, os personagens principais estão confinados em um reality show e experimentam uma crise de abstinência da droga.

Um dos destaques da peça, concebida como um "evento cênico sonoro" é o uso da trilha sonora, assinada e executada ao vivo por Cristiano Portilho, o DJ Quizzik, para criar a atmosfera da ação. Desde 2001 Portilho trabalha com trilhas sonoras de filmes e espetáculos teatrais, tendo assinado a trilha do curta "Olhos nos Olhos", de Johil carvalho e Sérgio Lacerda, que venceu o 40º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro na categoria de curta 16 mm, em 2007.

Os temas de culto ao consumo e à beleza, e a mecanicidade fordista que permeiam a obra serviram de inspiração ao artista na hora de elaborar a trilha sonora. Em "Admirável - só para selvagens", o DJ procurou traduzir o tom futurista e ascéptico da obra de Huxley para o universo do som. "Tentei criar texturas que lembrassem ambiente de 'farmácia'", exemplifica. "Investi em timbres sintéticos, ritmos futuristas e minimalistas. As batidas são quebradas, bem marcadas, criando um efeito picotado. O resultado é que sempre tem um som novo para se descobrir", explica.

Arquiteto formado na Universidade de Brasília, Portilho voltou à Universidade, dessa vez como aluno de artes cênicas, além de já ter feito cursos de intepreteção e cinema. Ele explica que o trabalho de ator o ajudou a compreender melhor o papel da música na encenação: "A música acrescenta a emoção necessária para a cena. É um catalizador emocional, que deve estar conectado à imagem e à palavra", acredita.

Serviço

Dia 02 de junho. Terça-feira, às 19h e 21h.
Ingressos a R$ 14.
Evento não recomendado para menores de 14 anos.
Informações: 3349-3937.
Onde: Espaço Cena - SCLN 205 bloco C Loja 25

Da redação do Clicabrasilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário