terça-feira, 2 de junho de 2009

Cineasta é homenageado em mostra no CCBB

Jornal de Brasília
02/06/2009

O público brasiliense tem a oportunidade de conhecer a maior parte da produção do holandês Johan van der Keuken. A mostra A permanência do tempo – Filmes de Johan van der Keuken vai exibir, de hoje, 3, a 14 de junho, 28 filmes, dentre títulos consagrados internacionalmente, como Amsterdam Global Village e Face Value - que o próprio cineasta considerava duas de suas principais obras -, Big Ben/Webster in Europe e até mesmo seu último filme, Férias Prolongadas.

O holandês Johan van der Keuken realizou cerca de 50 filmes durante 40 anos, entre curtas, médias e longas-metragens, que oferecem ao espectador possibilidades diferentes e inovadoras de mirar o mundo contemporâneo. Consensualmente considerado um dos mais importantes documentaristas da era moderna, Keuken criou verdadeiras epopéias documentais que ajudam o homem contemporâneo a se compreender melhor e o mundo que o rodeia.

Estão na programação todos os principais títulos que fizeram de van der Keuken um dos mais conceituados documentaristas da história do cinema mundial. Cineasta, fotógrafo, experimentador, Johan van der Keuken produziu muito e manteve sempre uma coerência em todo seu trabalho: seu cinema é construtivo, não apresenta verdades absolutas e é feito de partes que vão se encaixando para que o espectador forme sua opinião sobre o que está sendo apresentado na tela. Sua obra Amsterdam, Global Village (1996) é uma epopéia documental de quase 4 horas de duração, que se transformou numa referência como retrato poético de uma cidade e das relações humanas que ela estabelece com o resto do mundo. Van der Keuken deixou um enorme acervo fotográfico e uma obra cinematográfica vasta, inigualável.

O realizador, que faleceu em 2001, gostava de falar filosoficamente sobre seu trabalho: “fotografar porque o tempo passa demasiado depressa, filmar porque o tempo me faz falta”.
Johan van der Keuken era seu próprio cameraman e gostava de filmar livremente, a partir de uma ideia inicial. Seu interesse foi sempre o homem e suas relações, como ele se relaciona com as mais diversas realidades. O cineasta esteve no Brasil, em 1999, como homenageado do É tudo verdade - Festival internacional de documentários. Na ocasião, foram exibidos oito de seus filmes.

A mostra A permanência do tempo é, portanto, a maior retrospectiva já feita sobre o cineasta no País. Dentre seus filmes mais importantes destacam-se Amsterdam Global Village (1996), Big Ben (1967), O Estúdio de To San (To Sang Fotostudio (1997), Paris ao Amanhecer (Paris à l´Aube (1957-1960), A Nova Era do Gelo (The New Ice Age (1974), O Olho sobre o Poço ( The Eye Above the Well (1988), Valor de Face ( Face Value, 1991) e Caminhos para o Sul (The Way South, 1981).

Serão duas sessões, de terça a sexta-feira, e três no sábado e domingo, sempre com entrada franca. A curadoria é do cineasta, professor e crítico Sérgio Moriconi. No dia 09, após a sessão das 18h30, haverá um debate sobre a obra do diretor com a participação do cineasta Vladimir Carvalho.


Serviço:
A Permanência Do Tempo – Filmes De Johan Van Der Keuken
Local: Cinema do Centro Cultural Banco do Brasil - Brasília
Data: 2 a 14 de junho de 2009
Horários: de terça a sexta, às 18h30 e 20h30;
sábados e domingos, às 16h00, 18h00 e 20h00 (com exceções – ver programação)
Entrada franca
Informações: (61) 3310. 7081

Da redação do Clicabrasilia, com agência CCBB Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário