sexta-feira, 5 de junho de 2009

A Babel nos palcos

Tribuna do Brasil (DF)
05/06/2009

Mostra Internacional reúne em Brasília artistas da Argentina, Itália, Rússia e França

O mês de junho em Brasília será marcado pelo teatro. De hoje até o fim do mês acontece no Centro Cultural Banco do Brasil a MIT (Mostra Internacional de Teatro). Nos próximos finais de semana, Brasília poderá apreciar o trabalho de artistas e coletivos renomados em todo mundo, verdadeiros expoentes da cultura cênica mundial.

No elenco dessa potente trupe estão o trabalho do Teatro Licedei, o mais importante grupo de clowns da Rússia, criado por Slava Polunin, um dos maiores nomes do Cirque du Soleil. Haverá também espetáculo considerado responsável por renovar o teatro de sombras na Europa, o Gioco Vita, da Itália. A adaptação teatral de um roteiro de Jean-Claude Carrière, grande nome do cinema mundial, pela Studio Théâtre de Stains, será a atração francesa. E uma verdadeira aula de teatro com a Cia Timbre 4, da Argentina, no primeiro espetáculo dirigido pelo prestigiado encenador Claudio Tolcachir.

As atrações da edição 2009 da MIT são comédias, tragicomédias, teatro de sombras, teatro de marionetes e clown que mergulham fundo na investigação da alma humana. A mostra, que já está em sua quinta edição, já presenteou a cidade com o prazer de assistir encenações assinadas pelos grandes diretores de teatro de todos os tempos, como Fragments, do mestre Peter Brook, e Sonhos de Andersen, em 2008, além de obras-primas como Gemelos, da Cia La Troppa, do Chile, em 2005, sem falar na impactante encenação de Mãe Coragem e seus filhos no Purgatório, uma livre adaptação de A Divina Comédia, de Dante, e de Mãe Coragem e seus filhos, de Brecht, feita pela Karlik Danza Teatro, da Espanha, e Teatro Del Silêncio, do Chile, em 2007, além vários outros espetáculos.

Para a edição de 2009, a MIT contará com espetáculos de linguagens bastante diversas, mas que apresentam um ponto em comum: todos eles investigam questões relacionadas à convivência do ser humano.

O espetáculo de abertura, A Omissão da Família Coleman, da companhia Timbre 4, da Argentina, é uma tragicomédia sobre a incapacidade de convivência e pode ser visto de hoje a domingo. Na semana seguinte, apenas no sábado e no domingo, dias 13 e 14, é a vez de Pepe Stela, um belo e profundo trabalho do Teatro Gioco Vita, da Itália, que conta, na linguagem do teatro de sombras, a história de amizade entre um menino e um potro.

Na terceira semana, riso solto com o trabalho clownesco do Teatr Licedei, da Rússia, no espetáculo Semianiky (A Família), que fala sobre uma família quase impossível. Em cartaz nos dias 19, 20 e 21. E encerrando a mostra, a sutileza do texto de Jean-Claude Carrière numa adaptação para o teatro. É O Jovem Príncipe e a Verdade, do Studio Théâtre de Stains, na França, que combina máscaras e marionetes e poderá ser visto de 26 a 28 de junho.

Estreia espetáculo de humor negro

A Omissão da Família Coleman conta a história de uma família argentina de classe média baixa que atravessa uma situação econômica muito difícil. Memé, a mãe, é muito infantil para lidar com tudo o que enfrenta. Seus filhos, quatro jovens adultos, têm, cada um, seus próprios problemas. A avó é a autoridade moral da casa.

A vida vai correndo com normalidade até ao dia em que a avó fica doente. No hospital, todos aproveitam para se aquecer, comer, tomar banho porque em casa já não é possível. Os conflitos acentuam-se e a família Coleman vai-se debatendo entre o absurdo do cotidiano e a violência.
O humor é negro e corrosivo e vai levar o espectador a reconhecer nos Coleman algumas de suas próprias tragédias familiares. A Família Coleman vive no limite da dissolução, uma dissolução evidente, mas secreta convivendo numa casa que os contém e detém, construindo espaços pessoais dentro de espaços compartilhados, cada vez mais complexos de conciliar, os Coleman traduzem, com muita graça, situações contemporâneas.

Uma convivência impossível, na qual a violência se instala como natural e patética e onde se ignora o outro. A Omissão da Família Coleman é a primeira obra do autor e encenador Claudio Tolcachir, conhecido pelo desempenho como ator no filme O Passado, de Hector Babenco.

PROGRAMAÇÃO

Dias 5, 6 e 7
A Omissão da Família Coleman –
Cia Timbre 4 (Argentina)
Classificação 14 anos

Dias 13 e 14
Pepe Stela – Teatro Gioco Vita (Itália)
Classificação livre

Dias 19, 20 e 21
Semianiky (A Família) –
Teatr Licedei (Rússia)
Classificação 12 anos

Dias 26, 27 e 28
O Jovem Príncipe e a Verdade –
Studio Théâtre de Stains (França)
Classificação livre

MIT 2009 – MOSTRA
INTERNACIONAL DE TEATRO


Teatro do Centro Cultural
Banco do Brasil Brasília
De hoje a 28 de junho de 2009
Sexta e sábado, às 21h e domingos, às 20h
Ingressos: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia)


Fonte : Tribuna do Brasil
Data : 05 de junho de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário