quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Unesco declara tango Patrimônio Cultural da Humanidade

CorreioWeb
01/10/2009

O tango é o mais novo Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (30/9), pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A candidatura do tango (música e baile) para ser considerado um bem cultural foi apresentada, conjuntamente, em novembro de 2008, pelos governos de Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai.

“Essa é uma homenagem a todos os que sustentaram o tango durante muito tempo. Uma homenagem àqueles que mantiveram a tradição, transmitindo a poesia e a dança de geração para geração”, comemorou Hernán Lombardi, secretário de Cultura de Buenos Aires (Argentina). O diretor de Promoção Cultural de Montevidéu (Uruguai), Eduardo Duter também festejou a decisão. “Esse anúncio é fruto de um trabalho intenso e é um compromisso de ambos governos para proteger o tango e realizar projetos em comum”, disse. No passado, habitantes das duas cidades costumavam discutir onde, de fato, esta arte tinha nascido, se na capital argentina ou uruguaia.

Tango japonês
Recentemente, no Campeonato Mundial de Tango realizado em Buenos Aires, um casal de japoneses que aprendeu a dança no Japão venceu a disputa na categoria “dança de salão”. Para as autoridades argentinas, essa foi a confirmação de que o tango já atravessou “há muito tempo” as fronteiras de Buenos Aires e Montevidéu.

Prostíbulos
Segundo historiadores argentinos, o dois por quatro (outra forma de chamar o tango) nasceu nos prostíbulos, durante a imigração europeia no início do século 20. Desde então, o ritmo é identificado como bem cultural das cidades do Rio da Prata, que banha o Uruguai e a Argentina. As letras do tango, afirmam os especialistas, sugerem melancolia porque demonstram a solidão dos que saíram de países europeus para uma terra desconhecida.

Com informações da BBC Brasil

http://www.dzai.com.br//correioweb2/noticia/montanoticia?tv_ntc_id=26167

Nenhum comentário:

Postar um comentário