quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Restaurada, casa de Agatha Christie vai ser reaberta ao público

Folha de São Paulo
da Efe, em Londres
25/02/2009

A casa de campo da escritora Agatha Christie (1890-1976), onde a 'rainha do crime' entretinha seus amigos com suas obras, será reaberta ao público no fim de semana, após anos de restauração.
A casa Greenway, localizada no condado de Devon (sudoeste da Inglaterra), estava em péssimo estado de conservação quando o National Trust (Patrimônio Nacional) decidiu restaurá-la em 2005, após a morte da filha e do genro da escritora britânica, Rosalind e Anthony Hicks.
Nos verões, a autora de obras célebres como "Assassinato no Expresso Oriente" e "Morte no Nilo" costumava reunir familiares e amigos na casa de campo, geralmente para celebrar o fim de um novo livro prestes a ser publicado.
Mark Passmore/AP
Imagens mostram interior e exterior da casa de Agatha Christie em Galmpton, no Condado de Devon

Agora, os visitantes que forem a Greenway, cuja restauração custou 6,4 milhões de euros (R$ 19,4 milhões), poderão ver alguns dos objetos que pertenceram à escritora, assim como os salões nos quais ela lia para amigos seus últimos manuscritos.
A reforma da propriedade foi concluída dentro do tempo e do orçamento previstos, graças a 10 mil horas de trabalho de muitos voluntários.
O encarregado de administrar o imóvel, Robyn Brown, disse à imprensa que o telhado estava em estado crítico e que uma das paredes estava prestes a cair.
"Foi um trabalho enorme e custoso restaurar a casa e o jardim, mas espero que os visitantes aproveitem", disse Brown.
O neto da escritora, Matthew Prichard, também se disse satisfeito com a restauração da casa.
"O que mais desejo é que os visitantes possam sentir um pouco da magia que eu sentia com minha família nos anos 50 e 60", declarou Prichard.

Um comentário:

  1. Tá registrado Tommy.
    Obrigado pelas ótimas dicas.
    Forte abraço,
    João Carlos Corrêa

    ResponderExcluir